Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #027

Primeira medalha olímpica do voleibol brasileiro
Por João Nassif 18/08/2018 - 17:03 Atualizado em 19/08/2018 - 17:06

Geração de prata é como ficou conhecida a Seleção Brasileira de Voleibol Masculina da década de 1980 que deu a primeira medalha olímpica da modalidade ao Brasil.

Tudo começou com 3º lugar na Copa do Mundo de 1981 disputada no Japão. No ano seguinte a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato no Mundial da Argentina e foi campeã do Mundialito disputado no Rio de Janeiro.

Em 1983 a geração de prata venceu o Sul-Americano que teve a cidade de São Paulo como sede e foi medalha de ouro no Pan-americano disputado em Caracas na Venezuela.

Desafio de volei no Maracanã

No dia 26 de julho de 1983 foi realizado o Grande Desafio de Vôlei, uma partida entre Brasil e União Soviética. Os russos eram campeões olímpicos e mundiais e foram convidados para participar da primeira partida da modalidade em céu aberto, tendo como palco o Estádio do Maracanã.

Com um público de 95.887 espectadores a partida foi jogada em baixo de forte chuva. Por sugestão do próprio técnico da União Soviética os tapetes que levavam ao vestiário foram colocados na quadra e a marcação das linhas foi feita com esparadrapos.

O Brasil venceu por 3x1 e o jogo foi transmitido ao vivo no Brasil pela Rede Record, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Este jogo pode ser considerado o marco inicial que ajudou na popularização do esporte no Brasil e transformou a modalidade no segundo esporte mais popular do país.

E finalmente a medalha de prata em Los Angeles nas Olimpíadas de 1984 que consolidou a Geração de Prata do voleibol brasileiro.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito