Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Transplante de córneas

Por Henrique Packter 01/08/2022 - 15:46 Atualizado em 01/08/2022 - 15:51

O que é a córnea?

A córnea é um tecido transparente situado na parte anterior do olho (na superfície do olho – a primeira interface que a luz atravessa). É uma lente natural e transparente situada na frente da íris (a parte colorida do olho) e da pupila. Se a córnea opacificar (embaçar), perder a transparência – por enfermidades hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas, enfermidades congênitas ou outras causas –, a pessoa pode perder ou ter a visão bastante reduzida.

A doação de órgãos em geral e da córnea em particular

Por que ser um doador? Porque suas córneas vão beneficiar pessoas com deficiência visual e porque os exemplos fazem outras pessoas interessar-se.
 
Qualquer pessoa pode ser doadora de tecidos oculares? Sim, exceto aquelas portadoras de problemas nas córneas.
 
Mesmo que a pessoa não tenha manifestado o desejo de doar, a família pode entrar em contato com o Banco de Olhos? Preferivelmente, não. Doar é um ato  solidário e espontâneo.
 
Como posso manifestar o desejo de, algum dia, vir a ser doador? Quando estiver decidida procure o Banco de Olhos mais próximo.
 
A retirada dos tecidos oculares provoca alguma deformidade no doador? Não.
 
Até quanto tempo após o óbito os tecidos oculares podem ser retirados? Antes de seis horas.
 
Após o óbito, existe algum cuidado que deva ser tomado para que as córneas não sejam danificadas? Auxilia bastante se pequenos torrões de gelo envolvidos em saquinhos plásticos forem colocados sobre os olhos, delicadamente, até a hora de remoção das córneas.
 
Se alguém quiser, em vida, doar uma córnea para um familiar inscrito na lista de espera para transplante de córnea, poderá? Não.
 
Se a família quiser autorizar a doação para que a córnea seja transplantada em alguém da própria família ou em algum amigo da família, é possível? Não.
 
Se os familiares do doador quiserem conhecer os receptores dos tecidos oculares doados ou se os pacientes receptores destes tecidos quiserem obter informações sobre o doador ou sobre os familiares que autorizaram a doação, poderão? Temos sempre desestimulado essa prática. Há pessoas que se aproveitam desse conhecimento para auferir vantagens.
 
Qual é o custo da doação para os familiares do doador? Custo zero.
 
Existem objeções religiosas com relação à doação? Não. Delegação brasileira chefiada pelo Professor Hilton Rocha, de Belo Horizonte, procurou no  Vaticano Papa Pio XII que declarou ser a doação de órgãos ato de amor para com o próximo.

Banco de Olhos

Banco de olhos é uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa.

A importância dos Bancos de Olhos para o Brasil 

As ações implementadas pela APABO levaram o Brasil a conquistar, mundialmente, o segundo lugar como referência na área de Banco de Olhos (atrás, apenas, dos Estados Unidos). Os poucos e antigos Bancos de Olhos foram reestruturados, de acordo com padrões internacionais, e novos centros foram criadas em quase todo o país.

Apabo

O escritório Brasil da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos, APABO, entrou em funcionamento em 1991 e foi criado para que as equipes dos Bancos de Olhos e os oftalmologistas brasileiros – que solicitavam a assessoria e o respaldo da Associação – pudessem ser atendidos em português e receber orientação de acordo com as peculiaridades de cada região do território brasileiro.

A atuação da APABO no Brasil resultou em importantes transformações no panorama das doações e dos transplantes de córnea no país.

Os poucos e antigos Bancos de Olhos foram reestruturados, de acordo com padrões internacionais, e novas unidades foram criadas em quase todas as regiões do país. Importante sistema de controle da qualidade dos tecidos oculares doados foi estabelecido e consolidado.

A formação oferecida pela APABO para os profissionais brasileiros, médicos e técnicos – para a atuação nos Banco de Olhos –, é reconhecida, internacionalmente, como de excelência.

Regulamentações para o funcionamento dos Bancos de Olhos foram criadas, aprovadas e seguem sendo aperfeiçoadas.

As doações e os transplantes de córnea aumentaram de forma significativa  – o que possibilitou a redução do número de pacientes à espera de um transplante de córnea e, também, do tempo de espera em lista.

Mais cirurgiões puderam ser treinados, de forma regular e intensiva, e melhores resultados cirúrgicos passaram a ser obtidos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito