Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O frio do inverno que se aproxima

Reações corporais e outras reações, durante o frio
Por Henrique Packter 28/05/2020 - 12:15 Atualizado em 02/06/2020 - 17:01

O corpo humano vivo apresenta temperatura normal na faixa de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo, que possui mecanismos regulatórios  tendentes a evitar esse problema. No frio nosso corpo reage de modo a evitar a hipotermia, que é uma queda da temperatura abaixo de 35ºC.

Como reagimos ao frio e reações ao frio

1. Por gelo sobre machucado ajuda na recuperação
O gelo faz com que veias e artérias dilatadas contraiam-se, o que diminui o fluxo de sangue.

2. Sentimos mais frio quando estamos com febre
Estando  o corpo com temperatura maior que a do ambiente, o corpo cede calor ao ambiente, gerando a sensação de frio.

3. Ao colocar sal no gelo, latas gelam mais rápido

Sal é um soluto que não evapora facilmente. Ao ser misturado com o gelo (H2O sólida), diminui o ponto de fusão, diminuindo a temperatura da água o que favorece o resfriamento da lata.

4. Células reprodutivas são armazenadas no frio
São armazenadas em baixa temperatura para que a viabilidade seja preservada. Com isso, elas podem ser utilizadas até mesmo depois de meses ou anos.

5. Os metais parecem mais frios do que a madeira
Metais são condutores térmicos, e a madeira é isolante. Metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais.

6. Usamos bolsa d'água fria para diminuir as inflamações
Colocar a bolsa d'água na parte do corpo que dói diminui o processo inflamatório por causa da contração dos vasos sanguíneos.

7. Urinamos mais no frio

Com baixas temperaturas, perdemos menos água porque não suamos. Desse modo, urinamos mais. No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina

8. Nas cirurgias dentárias e orais (amigdalectomias) recomenda-se ingerir bebidas/comidas frias
Depois de uma cirurgia, consumimos alimentos gelados porque o frio promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue local e, em consequência reduzindo a pressão na região. Isso leva à diminuição da dor e do inchaço.

9. O frio pode matar pessoas/animais
Hipotermia pode matar. Exposição prolongada ao frio (como quando neva na serra catarinense ou quando a pessoa fica mergulhada em lagos gelados), a temperatura do corpo caindo abaixo de 35 ºC pode ser fatal para as pessoas que atingem temperaturas menores que 27 ºC.

10. Certas árvores perdem mais folhas no frio

As árvores que perdem folhas num determinado período são chamadas de decíduas. Havendo menor disponibilidade de água líquida, a perda de folhas nesse período garante maior economia de água para a planta.

11. Quando o dia amanhece frio, carros abastecidos com álcool podem demorar a ligar
O álcool, para entrar em combustão, exige temperatura maior do que a gasolina.  Por isso, em dias frios, as velas de ignição trabalham para produzir temperatura ideal para a combustão do etanol. Além disso, o óleo torna-se mais denso e as reações químicas da bateria ocorrem de forma mais lenta. Continua no sábado 3.188.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito