Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Miopia para todas as idades

Intervalo enquanto se classifica a História do Banco de Olhos de Criciúma
Por Henrique Packter 15/08/2022 - 09:41 Atualizado em 15/08/2022 - 09:41

OLHO MÍOPE É OLHO DOENTE

Toda prevenção deve estar destinada para a ocasião em que a criança ainda não é míope. A miopia que surge cedo na vida é potencialmente grave, podendo levar à cegueira.

1.      Tem aumentado número de jovens míopes?  Sim, por influências genéticas (70% tem pais ou parentes míopes), do meio e de comportamento (excessivo uso de smartphones, híbridos entre celular e computador, desde a infância e falta de atividades ao ar livre).

2.     E, nas outras faixas etárias? A miopia ocorre quando o olho encomprida mais do que o normal. Aparece entre os 8 e os 12 anos quando o olho está em desenvolvimento. Mas, pode acometer outras idades, entre 18 e 21 anos, época em que o crescimento em comprimento do olho já deveria ter cessado. É A MIOPIA DE APARECIMENTO TARDIO, RELACIONADA AO EXCESSO DE USO DE TELAS DIGITAIS. Importância maior é a miopia em crianças que pode determinar alterações graves levando até a cegueira, algo que aflige a humanidade de nossos dias. No Japão e no leste asiático (China, Coréia do Norte e do Sul, Mongólia, Taiwan), a miopia é considerada causa número 1 de cegueira no adulto pelo surgimento na infância e pela progressão para a vida adulta. 

3.     Quais práticas podem ser adotadas para evitar a miopia? Podem diminuir ou retardar a miopia: A – exposição à luz solar: Escolas asiáticas adotam paredes de vidro para facilitar entrada da luz solar. Dentro das moradas deve-se melhorar a iluminação natural; ela provoca secreção do hormônio DOPAMINA na retina, impedindo o crescimento excessivo dos olhos. B- praticar atividades físicas desde cedo: 2 horas/dia e reduzir radicalmente acesso às telas digitais. Até 2 anos de idade acesso às telas deve ser ZERO. Depois dos 2 anos, 1 hora/dia, com supervisão. As telas emitem luz azul que pode colaborar para aumento da miopia. Na Ásia, crianças costumam ficar 2 períodos na escola. Voltando para casa fazem as lições sob luminária com luz LED. Acabam se tornando mais míopes do que as que usam outro tipo de iluminação. Hoje, sumiu a luz incandescente e a LED está em todas as telas digitais, na tela de Tv e às vezes na luz interna. Na França, a Agencia Nacional de Saúde e Alimentação produziu documento sobre a luz LED sugerindo que não se usasse em berçários e hospitais tal iluminação porque ela pode influenciar no crescimento ocular.

4.      Haveria no mundo de hoje epidemia global de miopia? Seria correto dizer que há uma pandemia de miopia. No Leste Europeu (Bulgária, República Tcheca, Hungria, Polônia, Romênia, Federação Russa, Eslováquia, Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia, Bulgária, Bósnia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Montenegro, Romênia e Turquia), e no leste asiático, há um século atrás, a prevalência da miopia alcançava 25%. Hoje esse número é de 96%, aumento de 3 vezes ou metade da população mundial míope logo, logo. Olhos míopes têm mais glaucoma, talvez a principal causa de cegueira irrecuperável. Haverá mais cataratas, descolamentos de retina, degeneração miópica da alta miopia.

No Brasil, temos de tomar medidas e agora.  Olhemos para a criança escolar e pré-escolar. É ela que vai ser a alta míope daqui a 10, 15 ou 20 anos e vai ficar cega aos 60 anos. Cegueira induzida por complicações da miopia.

5.     Com que idade fazer a primeira consulta oftalmológica? Ao nascer, o teste do olhinho, obrigatório na rede pública, pode identificar algum problema congênito, como a catarata. Três ou quatro anos seria a idade ideal e depois exame oftalmológico ao iniciar a alfabetização. Percebendo os pais, ou pessoas chegadas, algum problema (desvio de um ou ambos os olhos, mal estar na claridade, vermelhidão, secreção ocular, reflexo “olho de gato”, mancha branca na menina do olho exposta à luz e especialmente visível em fotos com flash: buscar orientação oftalmológica imediata). Esta última condição pode remeter ao diagnóstico de retinoblastoma, o temível tumor ocular maligno em crianças.

6.     Há sinais de que a criança ou o adolescente podem estar desenvolvendo miopia ou outro problema visual?  Até os 3 anos os graus de lentes para corrigir problemas visuais variam. O normal da criança é ser HIPERMETROPE (defeito característico de quem tem o olho curto, pequeno, que melhorará com o crescimento por aumento do comprimento ocular); hipermetropia pequena não atrapalha a visão, nem o desempenho escolar. Já a miopia, olho comprido, atrapalha a visão mesmo em graus pequenos, miopia essa que vai aumentar com o crescimento. HIPERMETROPIA GRANDE em criança atrapalha a visão e o desenvolvimento e faz com que o olho entorte, fique estrábico, aí pelos 2 e 1/2 anos de idade. Logo, criança com desvio ocular, dificuldade de aprendizado ou demonstração de desinteresse pela leitura e escrita, necessita de avaliação especializada. Míopes aproximam os textos; quando não enxergam de longe, levantam-se para ficar mais próximos da lousa, franzem a testa. Tudo isso sinaliza para falta de visão. O hipermEtrope, se perde um pouco de interesse tem sonolência ou desconforto visual e dor de cabeça.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito