Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Aprenda a usar o computador, Coronavírus e Moro

Henrique Packter
Por Henrique Packter 07/05/2020 - 13:27

Nesses tempos de COVID-19 as pessoas, ainda reclusas, buscam ocupar-se e até a trabalhar em casa, bem sendo possível. É o tal de home-office que, ao contrário do que pensam certos membros do governo federal, não significa homem oficial.
  
Falando nisso, a saída de Moro a menos de uma semana após a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde aprofundou a crise no Brasil, já afetada pela covid-19. Crise que só faz piorar. O vírus provocou até hoje, sábado, 2 de maio, 7.218 mortes no país e 239.000 no mundo. Os EUA amargam a perda de 65.605 vidas pelo vírus nesses poucos meses. A guerra de 10 anos EUA x Vietname do Norte produziu 58 mil mortes entre os yankes.

O que os idosos fazem em casa para ocupar-se?

Cliente meu de Sanga da Toca, Araranguá, disse que estava acordando mais cedo, para ficar mais tempo sem fazer nada. Mas, televisão, internet, exercícios físicos e trabalhos domésticos ajudam a preencher o tempo das pessoas. Aprender a lidar e organizar o tempo é essencial. 

O primeiro desconhecido com quem vamos lidar é a gente mesmo o que é também a pior solidão. O bicho homem tem a necessidade de pertencer a grupo social, saber o que se passa em seu redil. A qualidade de vida fica prejudicada em situações diferentes, porque na rotina normal fica-se mais tempo fora de casa. Vamos aprender a ficar no presente, a lidar com o tempo e com a doença. Também vamos aprender a filtrar as informações e o medo de não poder enfrentar todos os problemas, o que gera ansiedade. O computador é o refúgio maior das pessoas com quem tenho conversado. Você sabe como utilizá-lo?

1)Tela do computador deve estar 4 a 5 dedos abaixo da linha dos olhos

Portanto: suba sua cadeira giratoria ou corte os pés de sua mesa. A maioria das dicas centram-se num ponto: não forçar a visão. Pensando nisso, o primeiro cuidado é adequar a tela do computador/monitor à sua visão, deixando-a abaixo da altura dos olhos — sem que se precise levantar ou abaixar a cabeça. Nessa situação, as pálpebras superiores caem um pouco (olhos semicerrados), com exposição menor da superfície ocular, e necessidade de  menor quantidade de lágrimas nos olhos, o que e previne ressecamento ocular.. Por outro lado, se você usa lentes multifocais ou bifocais, nesta posição não precisará elevar a cabeça para poder ler com os graus mais fortes que nestes óculos estão na parte inferior das lentes.

2) Deixe o computador na distância correta

A distância entre os seus olhos e a tela do aparelho é importante para evitar problemas de visão, já que a luminosidade da tela causa desconforto e fadiga ocular.

O ideal é que você coloque o computador à uma distância de 50 a 60 centímetros do seu rosto. Maneira prática de medir essa distância é esticar o braço até  tocar a tela. Mantenha a cabeça e pescoço em posição ereta, com as costas apoiadas na cadeira. Os ombros e braços devem ficar relaxados, com estes últimos em um ângulo de 90°. Verificar se o cotovelo está junto ao corpo. O antebraço, punhos e mãos devem estar em linha reta em relação ao teclado. E quanto aos membros inferiores, os pés devem estar apoiados no chão com os joelhos também em um ângulo de 90º. 3.190
 

4oito

Deixe seu comentário