Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Respiradores testados e aprovados (VÍDEOS)

Denis Luciano
Por Denis Luciano 29/05/2020 - 17:13Atualizado em 29/05/2020 - 17:19

"Não precisamos recorrer à China. Temos coisa boa em Santa Catarina". O comentário foi feito por um dos que testemunharam os testes nos dez respiradores recebidos pelo Hospital São José no fim da manhã desta sexta-feira, 29. Os aparelhos, fabricados pela WEG, de Jaraguá do Sul, foram adquiridos pelo Governo do Estado e entregues em menos de uma semana. Tanto que o HSJ recebeu os seus dez do primeiro lote, de 100, apenas uma semana depois do anúncio da compra pelo Estado junto à empresa.

Os aparelhos funcionaram perfeitamente nos testes feitos pelos profissionais e médicos do HSJ. "Olha que bacana o pulmão artificial fazendo o respirador funcionar", comentou outra testemunha dos testes.

Eles já vão para equipar dez dos 40 leitos que estão prontos, e que aguardam apenas pelos equipamentos para estarem aptos ao uso por pacientes, tanto de Covid-19 quanto, futuramente, de quaisquer outras doenças respiratórias. Antes disso, o HSJ já contava com 45 leitos equipados com respiradores. Agora, são 55.

Virão mais 400 desses equipamentos para o Estado. Esses primeiros 100 foram entregues, também, para os hospitais São José de Joinville (10), Regional de Chapecó (10), Marieta Bornhausen de Itajaí (20), Tereza Ramos de Lages (13), Terezinha Basso de São Miguel d´Oeste (10), OASE de Timbó (10) e Azambuja de Brusque (10). 

A WEG fechou acordo com o Ministério da Saúde e fornecerá 950 respiradores para o Governo Federal. Entregará 200 neste fim de semana, 300 em junho e 450 em julho.

Cabe lembrar que esses 500 respiradores comprados por Santa Catarina tiveram valor unitário de R$ 60 mil com a WEG, enquanto os adquiridos via Veigamed e que resultaram na CPI dos Respiradores custaram cerca de R$ 165 mil por unidade, e os 50 que já chegaram acabaram apreendidos pela Receita Federal. Por doação, foram repassados à Secretaria de Estado da Saúde. Ainda não se tem notícia nem da chegada dos demais 150 nem da condição de uso desses equipamentos, que ainda passarão por revisão técnica.

Comboio na chegada dos respiradores

A operação de recepção dos respiradores também foi digna de destaque. Um comboio monitorado pela coordenação regional de Defesa Civil aguardou o caminhão com os equipamentos na entrada da Via Rápida. A Polícia Militar fez um forte esquema e acompanhou tanto a entrega dos dez no HSJ quanto dos outros quatro - de lotes do próprio Estado, não os da WEG - encaminhados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

 

4oito

Deixe seu comentário