Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Renan Bressan, de Tubarão a Criciúma via Bielorússia

Meia deixou o sul catarinense em 2007 em busca de espaço na Europa. Virou bielorusso, fez gol no Brasil em Olimpíada e agora está na mira do Tigre
Por Denis Luciano 16/07/2018 - 11:13 Atualizado em 16/07/2018 - 11:37

São aquelas viradas na vida que muitas vezes só o futebol pode proporcionar. Em 2007, o Criciúma fazia uma grande arrancada na Série B, terminava o turno em primeiro e pintava para subir. Em Tubarão, surgia um jovem meia chamado Renan Bressan. Em busca de oportunidades no futebol, chamou a atenção de um empresário e foi jogar no leste europeu.

O Criciúma não subiu aquele ano. Pior, caiu em 2008, jogou a Terceira Divisão nas duas temporadas seguintes. Enquanto isso, Renan Bressan seguiu seu destino no FC Gomel, da Bielorússia. Se destacou, indo parar no BATE Borisov, o principal time do país. Foi tricampeão nacional em 2010, 2011 e 2012 e artilheiro duas vezes.

Renan, o único tubaronense que também é bielorusso

Em 2012, já cidadão bielorusso, foi convocado pela seleção do seu novo país. Foi jogar as Olimpíadas de Londres. E, ironia do destino, cruzou com o Brasil. Perdeu por 3 a 1 em Old Trafford, mas... Renan Bressan fez um gol no Brasil. De cabeça, abriu o placar. Depois, a virada. Continuou jogando pela Bielorússia até as Eliminatórias da Copa ontem encerrada.

Foi para o futebol russo em 2013 para defender o Alania. Jogou no Cazaquistão, no clube Astana em 2014. Chegou em Portugal em 2015, defendendo o Rio Ave por duas temporadas. Passou pelo Apoel do Chipre em 2016 e no ano seguinte foi contratado pelo Desportivo Chaves, onde se encontra atualmente disputando o Campeonato Português. É o capitão e um dos destaques do time. Esteve em férias na sua Tubarão e, faz poucos dias, retornou para Portugal. No final de maio encerrou a temporada com o sexto lugar no campeonato nacional. 

Ele foi tricampeão na Bielorússia pelo BATE Borisov

Esse é o Renan Bressan que pode estar pintando como novo meia do Criciúma. O clube, claro, não refere o nome, mas o perfil citado pelo presidente Jaime Dal Farra sobre o meiocampista experiente que está vindo do Exterior casa com o histórico de Renan. As negociações vão avançadas e é bem possível sim que o Tigre traga do Desportivo Chaves de Portugal o cara que precisa para dar um toque de experiência ao seu meio.

Ele saiu de Tubarão, passou por Bielorússia, Rússia, Cazaquistão, Chipre e Portugal, mudou de nacionalidade para chegar em Criciúma. A aguardar os próximos e breves capítulos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito