Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os 70 anos da Liga Atlética da Região Mineira

Por Denis Luciano 05/05/2018 - 08:00

A LARM completa 70 anos hoje, sábado. E particularmente ganho um presente que muito me enobrece. Recebi do Emerson Lodetti, presidente da Liga, do Márcio Cabral, diretor do Siecesc, e da Maria Luiza da Rolt, relações públicas, o convite para pesquisar, editar esse vasto conteúdo e dar letras finais, respondendo pela autoria do livro das sete décadas da nossa Liga Atlética da Região Mineira. Uma missão incrível, que me empolga e espero estar à altura de tão cativante desafio. Para dar o pontapé inicial, reproduzo abaixo a matéria de A Tribuna deste final de semana com dados do aniversário da LARM e da programação dos 70 anos que vem aí.

Sete décadas de história e tradição

“Grande Tornêio (sic) de Futebol Região Mineira”. Assim, um pomposo cartaz anunciava para 21 de março de 1948 “na Capital do Carvão, Cresciuma (sic)” o torneio que faria nascer a Liga Atlética da Região Mineira (LARM) fundada oficialmente semanas depois, em 5 de maio de 48. O Atlético Operário foi campeão daquele torneio, disputado todo no campo do Ouro Preto e que entrou para a história como o primeiro Regional da LARM. 

Já houve mais 68 edições, que consagraram tradições como o União de Criciúma, dono de dez títulos, o Comerciário e suas nove conquistas, e o Itaúna de Siderópolis, com oito taças. E os fenômenos recente como o hexacampeão Caravaggio, os pentacampeões Inter de São Defende e Carbonífera Criciúma e o tetra do Metropolitano.

Itaúna, campeão de 1956 / Foto: Reprodução / Esporte Majestoso

Herdeiros

“É uma história muito rica que lutamos para preservar”, orgulha-se o atual presidente da LARM, Emerson Lodetti, ele mesmo herdeiro desta tradição. Seu pai, Waldir Lodetti, presidiu a Liga de 1995 a 2007, foi árbitro que surgiu da região para a fama estadual e nacional nos anos 70 e 80.

O próprio Criciúma nasceu dentro da LARM. “O Comerciário está lá, na ata de fundação”, refere Lodetti. Até a unificação do Catarinense, em meados dos anos 60, os campeões da LARM representavam a região no Estadual. Assim foi com Metropol, Próspera e o Atlético Operário, entre outros.

Um presente para o futuro

A história da LARM será eternizada em um livro a ser lançado até o fim do ano. Para responder pela obra a Liga convidou o jornalista Denis Luciano, repórter de A Tribuna. “Queremos guardar essa trajetória para que as futuras gerações conheçam”, anuncia o presidente Lodetti.

Atlético Operário, na foto do campeão de 48, o primeiro Regional da LARM
Foto: Reprodução / Esporte Majestoso

Outros eventos, além do lançamento do livro, vão assinalar a programação de 70 anos da LARM. “Vamos promover um grande jantar solene e uma palestra com um grande nome do esporte nacional”, informa Lodetti. A programação tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão Mineral de Santa Catarinense (Siecesc). “Somos parceiros do nosso futebol amador por toda a identidade que o carvão tem com ele”, assinala o diretor executivo da instituição, Márcio Cabral.

Os mais vezes campeões da LARM:
União – 10 títulos
Comerciário – 9
Itaúna – 8
Caravaggio – 6
Carbonífera Criciúma e Internacional – 5
Treviso e Metropolitano – 4
Atlético Operário e Mãe Luzia – 3
 

Tags: LARM

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito