Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O primeiro dia sem pacientes na UTI Covid (VÍDEO)

Em vídeo, Hospital São José faz uma emocionante saudação à marca tão aguardada. A pandemia está sendo vencida
Por Denis Luciano 23/03/2022 - 22:45 Atualizado em 23/03/2022 - 23:03

O Hospital São José publicou um vídeo na noite desta quarta-feira (23) no qual faz uma saudação há muito aguardada. As imagens dos profissionais limpando os leitos e fechando as portas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são carregadas de um profundo simbolismo: é o primeiro dia, em dois anos de pandemia, que o São José não tem pacientes internados na UTI Covid. Assim, ela pode mesmo estar com as portas fechadas.

Trata-se de uma contundente vitória da ciência. A lamentar que uma parcela razoável dos 720 criciumenses que morreram de Covid passaram por aqueles corredores e leitos e estiveram sob cuidados de tantos profissionais que ali atuavam e atuam. Mas a destacar que a substancial redução dos números nas últimas semanas são um claro atestado dos evidentes efeitos da vacina.

Mais do vídeo

"E lá se foram dois anos". O vídeo começa com um profissional na UTI retirando sua face shield. "Dois anos de muita luta. Dois anos de muitas incertezas", segue o texto. E a força da luta foi enfatizada, com destaque para a batalha diária pela saúde das pessoas. "A gente ofereceu cuidado, amor, tempo e todo conhecimento que temos".

A produção anuncia que trata-se "de um dia que o coração quase para". É a alegria de ver a pandemia sendo vencida. "Respiramos fundo e pensamos, foi difícil, mas a gente conseguiu". Enquanto o orgulho dos colegas e das equipes estava em ênfase, uma profissional remove as luvas descartáveis e joga no lixo.

"Hoje, apagamos estas luzes, fechamos estas portas, guardamos estes EPIs aliviados", anuncia o Hospital São José. "E certos que fizemos tudo e mais um pouco". Segue essa verdadeira declaração de amor à vida e ao trabalho de garantir saúde: "foram mais de 700 dias lutando pelas vidas dentro das Unidades de Terapia Intensiva". Nesse instante, o time da UTI, já com as luzes apagadas e o cenário preparando para o fechamento da unidade, bate palmas reunido.

"Vamos continuar aqui, lutando por todos vocês". Nesse instante, a porta se abre pela última vez para que a UTI, finalmente sem pacientes, seja fechada. "Nosso desejo é que dias assim não voltem mais". O cartaz de "restrito" é removido, a porta se fecha e a dupla que encerra a UTI troca um soquinho carinhoso. "Vocês foram incansáveis". Assista!

Mais números

Criciúma fechou esta quarta, conforme o relatório da Vigilância Epidemiológica, com apenas 95 casos ativos de Covid. São, pelo registro oficial, seis pacientes internados na cidade, um em leito de UTI (que não está no São José, naturalmente), quatro em leitos clínicos e um caso suspeito, de uma criança, também em clínica. Desses internados, um recusou vacina.

Já foram aplicadas 429.719 doses de vacinas contra a Covid em Criciúma. São 189.125 de primeira dose, 166.165 de segunda dose e 74.422 doses de reforço. Foram 6.734 vacinas para crianças de 5 a 11 anos, sendo 6.273 em primeiras doses e 461 em segunda dose.

Tags: UTI Covid

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito