Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mazola testa novidade na lateral e até o 3-5-2

Por Denis Luciano 19/05/2018 - 11:59 Atualizado em 19/05/2018 - 12:00

O Criciúma embarca às 7h da manhã deste domingo para, certamente, seu mais duro desafio na Série B. Afinal, a sétima partida tricolor, depois de um empate e cinco derrotas, será contra o líder do Campeonato Brasileiro que tem campanha oposta: cinco vitórias e um empate. É diante do Fortaleza em grande fase que o técnico Mazola Júnior precisará, mais do que nunca, fazer valer a máxima que ele mesmo vem apregoando: "primeiro, é não tomar gol", repetiu várias vezes ao longo do treino da manhã deste sábado no CT Antenor Angeloni.

Mazola pensando nas mudanças hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

A atividade foi puxada. Começou em seguida das 9h sob frio. Depois do aquecimento, ele trabalhou taticamente a defesa. Estava evidente que o treinador buscou impôr no treino a exigência que espera na terça, com muita bola alçada na área e a jogada aérea em busca de Gustavo, o artilheiro do time cearense tão conhecido do Tigre, onde foi revelado. "Primeiro, é não tomar gol", repetiu inúmeras vezes enquanto orientava o posicionamento dos zagueiros.

Algumas pistas do que Mazola pode fazer a gente tentou colher antes do treino na entrevista coletiva com Marcelo Dias, o novo auxiliar técnico do Criciúma. Ele veio com Mazola e foi apresentado à imprensa na manhã deste sábado. Ele repetiu o discurso de "arrumar a casa pela base", ou seja, acertar a defesa primeiro. Ouça!

Marcelo Dias, novo auxiliar técnico / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Depois, hora de montar o time. Daí, Mazola, completando uma semana e comandando o sétimo treino no Criciúma, tratou de fazer testes. Arrancou a atividade técnica e tática com Christian na lateral direita como principal novidade. O zagueiro já jogou na posição durante o Catarinense, e com desempenho elogiado. Sinal de que Mazola anda se informando a fundo sobre as características dos jogadores que tem. E Christian foi bem no treino, sinalizando que ele poderá jogar por ali justamente com a missão de recompor para cima de Gustavo.

Christian, novidade no time / Foto: Denis Luciano / 4oito

Nino voltou à zaga. Ocorre que Sandro, que seria o titular com Fábio Ferreira, voltou a sentir dores musculares depois do treino desta sexta. Ele ficou no departamento médico, é dúvida e não será surpresa se nao viajar para Fortaleza. Será mais um desfalque, unindo-se aos suspensos Sueliton, Marlon e Jean Mangabeira e aos lesionados Lucas Coelho, Kalil e Ronaldo.

João Paulo sentiu durante o treino mas não é problema / Foto: Denis Luciano / 4oito

E parece que o DM terá de novo um velho conhecido: Eltinho. O lateral esquerdo voltou a sentir uma lesão, numa série de problemas físicos que o vem atormentando nessa temporada no Criciúma. Ele começou o treino como titular da lateral esquerda e, logo no primeiro minuto, ao arrancar para um domínio de bola, levou a mão ao posterior da coxa. Saiu de imediato. É desfalque, de novo. Enzo ganhou a lateral na infelicidade de Eltinho.

Enzo ganhou a lateral de Eltinho / Foto: Denis Luciano / 4oito

Mazola montou o meio com dois volantes, Liel e Eduardo, e dois meias, Elvis e Alex Maranhão, e começou o treino com João Paulo como a referência no ataque, colocando Zé Carlos no banco, e Mailson completando a linha ofensiva.

Assim, o time que inicou o treino - e cravo como o mais provável para terça na Arena Castelão - teve Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo, Elvis e Alex Maranhão, João Paulo e Mailson.

Mazola orientando a defesa / Foto: Denis Luciano / 4oito

No segundo tempo do trabalho, Mazola mudou o esquema. Colocou Natan no lugar de Alex Maranhão e, pela primeira vez, montou o Criciúma no 3-5-2, com Christian, Nino e Fábio Ferreira na trinca de zaga, Natan e Enzo nas alas e, nesse sistema, Zé Carlos voltou mandando João Paulo para o banco. Mailson não foi sacado, sinal de que reconquistou a titularidade.

A equipe alternativa, então, contou com Luiz, Christian, Nino e Fábio Ferreira, Natan, Liel, Eduardo, Elvis e Enzo, Zé Carlos e Mailson. Ficou no ar a impressão de que Mazola testou os três zagueiros como opção para o decorrer da partida, mas é uma carta na manga. Poderá, conforme as análises que está fazendo de Figueirense 1x3 Fortaleza, o jogo da noite desta sexta, escolher o 3-5-2 para sair jogando.

Zé Carlos pouco antes de deixar a reserva no treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

E as contratações? Nada ainda. O diretor executivo de futebol Nei Pandolfo assistiu todo o treino da manhã deste sábado no CT. Teve uma longa conversa com o técnico Mazola Júnior. Depois das negativas com o meia Nadson e o meia atacante Osman, que viriam mas no fim das contas a Chapecoense não liberou, o Tigre ainda trabalha com o Corinthians para conseguir o atacante Luidy,  21 anos, que está no Ceará, por empréstimo com os salários pagos. Ele não vem sendo aproveitado no time cearense. E tem Ricardo Bueno, 30 anos, atacante do Red Bull, como outra opção. A qualquer momento algum reforço poderá ser anunciado, mas só para estrear diante do Avaí, na oitava rodada.

Pandolfo e Mazola conversaram bastante hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

Além do auxiliar Marcelo Dias, o Criciúma apresentou hoje o preparador físico Roni Silva, que também veio com Mazola. Ele elogiou o trabalho herdado de Rogério Juidecce. Confira no bate papo abaixo:

Roni Silva, o novo preparador físico / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

A delegação viaja às 7h deste domingo, chegando no fim da tarde em Fortaleza. Mazola comandará um treino na segunda à tarde. O Criciúma vai a campo vice-lanterna com 1 ponto. O Fortaleza, líder, tem 16.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito