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Lado gaúcho da BR-285 em obras neste semestre

Anúncio foi feito por deputado gaúcho em entrevista à Som Maior nesta sexta
Por Denis Luciano 11/02/2022 - 13:21 Atualizado em 11/02/2022 - 13:23

Quando estiver acabando a obra da BR-285 na Serra da Rocinha, no lado catarinense, estarão começando os trabalhos no lado gaúcho, em São José dos Ausentes. Foi o que confirmou na manhã desta sexta-feira, 11, em entrevista ao Conexão Sul na Rádio Som Maior, o deputado estadual gaúcho Carlos Búrigo, do MDB.

"Ontem pela manhã estive com o superintendente do Dnit em Porto Alegre e com representantes da empresa que ganhou a licitação para execução da obra no trecho gaúcho, são 8 quilômetros mais a ponte. Tivemos uma notícia importante, a empresa está entregando os projetos e o Dnit pretende entregar logo a ordem de serviço. O grande volume de recursos é para a ponte, que terá 370 metros de comprimento, 70 metros de altura, já tem todo o licenciamento do Ibama para fazer a preservação da mata ciliar do Rio das Antas e o asfaltamento dos 8 quilômetros também", contou.

"O que me falaram é que até a metade do ano essas obras vão começar. Tem dinheiro no orçamento, pelo menos para fazer durante esse ano de 2022". A obra tem previsão de 900 dias. Ou seja, começando em meados desse ano, deve se estender até 2026. "Temos trabalhado muito com o Governo Federal para que, iniciando as obras, não faltem recursos", observou. "Sabemos que o trecho catarinense está andando bem, deve ficar pronto até o fim do ano", destacou o deputado.

Búrigo lembrou que esse é o trecho que falta para o complemento da chamada Rodovia Bioceânica, com 740 quilômetros de extensão entre Araranguá e São Borja e, depois, os trechos interligados já existentes na Argentina e Chile. "Vai ligar do Chile, da Argentina, planalto médio do Rio Grande do Sul, campos de cima da Serra gaúcha, iniciei esse processo em 97 como prefeito de São José dos Ausentes", confirmou.

O trecho gaúcho não tem tantas complicações para execução da BR-285. "Em cima de um platô na Serra, é de fácil execução, não é um trecho tão complexo de obras de engenharia. O que é importante é que o material a ser retirado para o leito está junto ao trecho, no fim do trecho onde começa o asfalto. Não se terá dificuldades", afirmou. "O caminho atual é ruim. Você desce um morro até passar numa ponte pequena em cima do Rio das Antas, ali nasce o rio, você tem que descer bastante numa estrada com curvas, difícil, e do outro lado tem que fazer essa subida. Com essa ponte vai eliminar isso, ligando os dois pontos altos dos morros", acenou. "É uma estrada de chão batido que não está sendo muito conservada", observou.

O trecho gaúcho vai custar mais de R$ 70 milhões. "Na licitação ela está orçada em R$ 72 milhões, deve ter hoje em torno de R$ 10 milhões no orçamento colocado, certamente o Governo Federal vai colocar mais recursos agora, quando iniciar as obras, para não sofrer interrupções", completou.

É ficar de olho. Enquanto isso, paciência e cuidado ao trafegar pela BR-285. E estamos atentos à confirmação da conclusão da obra neste ano mesmo em Timbé do Sul.

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