Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Jessé Lopes no PL, e Márcio Búrigo também

Deputado confirma: segue Bolsonaro. E o ex-prefeito, como fica? União Brasil e Júlio Kaminski no meio disso tudo
Por Denis Luciano 28/01/2022 - 11:30 Atualizado em 28/01/2022 - 11:38

Mais um tempero no já congestionado ambiente das pré-candidaturas de Criciúma a deputado estadual. Em mandato, e buscando a reeleição, Jessé Lopes definiu seu destino. Ou redefiniu. Ele, que migraria para o PTB, optou pelo PL.

"Eu troco de partido em março. Tenho convite do Jorginho Mello há muito tempo. Eu decidi esperar a decisão do presidente Bolsonaro", lembrou Jessé. "O Kennedy (Nunes, deputado estadual e pré-candidato a senador) me convidou para o PTB, e como o presidente estava inclinado a ir também, eu topei. Mas agora, com a decisão do Bolsonaro de ir para o PL, o PTB parou de crescer", completou.

Mas com Jessé Lopes no PL, como fica a pré-candidatura do ex-prefeito Márcio Búrigo a deputado estadual? Ele vem trabalhando o PL há um bom tempo, com a garantia do espaço para buscar uma cadeira na Alesc. "Quando o Jorginho me convidou, o Márcio nem estava no PL ainda. Mas em momento algum eu critiquei o Márcio ou atrapalhei a vida dele. Eu jamais coloquei condição de o Márcio sair ou de eu ter Executivas do partido na mão. Se ele estiver ou não no PL, tudo bem", garantiu o deputado. "Eu tenho um nicho bem definido para trabalhar, vou trabalhar com esse pessoal na campanha, independente de o Márcio estar ou não no PL", apontou.

Jessé não vê problemas de concorrer pelo PL junto com Márcio Búrigo / Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

Logo, por Jessé Lopes não há problemas. Os dois poderão concorrer pelo PL a estadual. E para Márcio?

O ex-prefeito está convidado pelo União Brasil. E não é de hoje que há um flerte com o PP também, o partido pelo qual Márcio elegeu-se vice e, depois, prefeito em Criciúma. "O convite do União Brasil ao Márcio Búrigo está feito pelo Gean (Loureiro, prefeito de Florianópolis e presidente estadual do DEM) e pelo partido", comentou o advogado Jefferson Monteiro, primeiro suplente de vereador do PSL e pré-candidato a deputado federal pelo futuro União Brasil. 

Monteiro entusiasma-se tanto com a perspectiva de ter Márcio no União que fez uma postagem no mínimo curiosa nas redes sociais na manhã desta sexta-feira. Ele printou a manchete da colega Karina Manarin em seu blog, na qual ela refere a filiação de Jessé Lopes ao PL, e ilustra com uma foto sua ao lado de Gean Loureiro e o convite: "Venha com a gente, Márcio Búrigo!". "Eu sou pré-candidato a federal, mas eu e o partido estamos abertos. Vamos aguardar o Kaminski (Júlio, vereador e presidente municipal do PSL, e pré-candidato a estadual). Acho que ele não faria dobradinha comigo", apontou Monteiro, colocando outro componente na conversa.

A postagem de Jefferson convidando Márcio para o União Brasil / Reprodução / Instagram

Antes de ir adiante nesse componente, outro apontamento de Jefferson Monteiro. "O União Brasil está bem encaminhado com o PSD para uma parceria, com o Gean sendo o candidato a governador, ele já tem data para se licenciar, 30 de março", frisou, registrando que essa coligação ajuda a atrair Márcio Búrigo para o partido.

Mas e Júlio Kaminski nisso tudo?

Vereador em segundo mandato, Kaminski elegeu-se pelo PSL. É o presidente do partido, e está de olho naturalmente na fusão com o DEM, que resultará no União Brasil e está em vias de ser formalizada. Quer concorrer a deputado estadual. Se Márcio Búrigo migrar para o União Brasil, como ele fica? "Faz tempo que foi levantada essa especulação. É o mesmo movimento de antes, mas nada concreto", comentou ao blog. 

O prefeito Gean Loureiro reuniu-se com lideranças de PSL e DEM ontem em Criciúma. Kaminski puxou o assunto com ele. "Perguntei sobre o Márcio, ele disse que são conversas. Eu, enquanto presidente do partido, não convidei o Márcio e não há uma conversa direta", salientou.

Esse é apenas um de mais tantos episódios que evidenciam o clima nada harmonioso entre Kaminski e Jefferson Monteiro. Cabe lembrar que, além de Kaminski, o PSL elegeu o vereador Daniel Antunes. É dessa bancada de dois que Jefferson é primeiro suplente na Câmara. "O Kaminski pode ir para o PP ou outro partido. Ele corre o risco de perder o mandato. Estou atento", avisou Jefferson, que já fez pesadas críticas ao vereador nas redes sociais. Kaminski não entra na discussão direta, apenas responde que "em partido é normal ter divergências. O Gean está tentando acalmar os ânimos". Kaminski reconheceu que já teve convites de outros partidos, entre os quais o PP. "É um assédio normal", registrou, sem cravar uma possível mudança. Ao menos no discurso, demonstra estar engajado na formatação do União Brasil.

Kaminski diz que, como presidente do PSL, não convidou Márcio para o União Brasil

Em resumo, assim define-se o esquema atual de três dos nomes de Criciúma para concorrer à Alesc:

Jessé Lopes - PSL para PL, descartando o PTB
Márcio Búrigo - PL, podendo migrar para PP ou União Brasil
Júlio Kaminski - PSL e União Brasil, podendo migrar para o PP

Conto mais desse vai e vem danado logo mais, às 18 horas, no Ponto Final na Som Maior.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito