Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Impasse em desapropriação força suspensão de obra na SC-442

Máquinas já foram retiradas do trecho, em Estação Cocal, e trabalhos só serão retomados quando Justiça resolver a questão
Por Denis Luciano 28/01/2022 - 19:15 Atualizado em 28/01/2022 - 19:28

Está descoberta a razão da suspensão das obras da SC-442, entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça, que foi determinada nesta semana pela Secretaria de Infraestrutura do Estado conforme o blog antecipou.

"O problema foi identificado. Trata-se de uma desapropriação e uma indenização que estão sendo questionadas pelo proprietário de um terreno que está no caminho da obra em Estação Cocal", informou o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri. O trecho em questão está no território de Morro da Fumaça. "Eu conheço o caso. É uma discussão antiga que tem ali. Mas pela minha experiência, entendo que o Estado deve vencer a ação, pois envolve uma obra para a coletividade. Não conheci ninguém que ganhou acima do que a tabela do Estado determina, é uma tabela justa", argumentou.

Trecho em Estação Cocal que vai ganhar asfalto / Foto: Peterson Paul / Secom

O Governo do Estado vai se pronunciar oficialmente na próxima segunda-feira (31), informando mais detalhes sobre as razões da suspensão. Enquanto a decisão sobre a procedência ou não do questionamento do proprietário do terreno não for tomada pela Justiça, a obra não vai continuar. "Mas vamos conhecer mais detalhes da ação que o Estado adotará na segunda-feira", comentou o prefeito, que estará em Florianópolis na segunda para uma audiência com o secretário Thiago Vieira. Na pauta, além desse caso da SC-442, a situação da licitação já lançada para a contratação da obra de duplicação da SC-108 entre Criciúma e Urussanga, contemplando Cocal do Sul com o seu sonhado Anel de Contorno Viário.

O trecho que estava em obras na SC-442 envolve 762 metros em Cocal do Sul, entre as unidades da Eliane Revestimentos, e 3,2 quilômetros no contorno do distrito de Estação Cocal. O investimento é de R$ 8,4 milhões e a ordem de serviço foi assinada em maio de 2021. Estima-se que, com essa pavimentação concluída, o escoamento da produção da Eliane e das demais empresas que usam o trecho diminuirá em 21 quilômetros, aproximando a BR-101 da região.

Extensão de menos de 800 metros da SC-442 perto da Eliane / Foto: Peterson Paul / Secom

Ouça, no podcast abaixo, a entrevista que fizemos com o prefeito Fernando de Fáveri nesta quinta-feira (27), antes da descoberta da razão da suspensão da obra.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito