Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Fernanda Colombo, das arbitragens para a tela da Band

Denis Luciano
Por Denis Luciano 03/04/2018 - 10:53Atualizado em 03/04/2018 - 10:59

Ela pintou muito bem na arbitragem. Fernanda Colombo Uliana, criciumense do Rio Maina, fez curso de arbitragem em 2009 e, no ano seguinte, começou a servir no quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Foi chamando a atenção até ingressar no circuito nacional. Mas resolveu deixar a carreira no começo do ano passado, aos 25 anos, e dedicar-se a escrever livros e atuar no jornalismo esportivo.

Deu certo. Fernanda lança ainda esse ano um livro sobre regras de futebol simplificadas para crianças e estreia no dia 15 no novo programa da TV Bandeirantes: o Show do Esporte, que irá ao ar aos domingos, das 21h à meia noite, com apresentação de Milton Neves. "Vai ser um programa de esportes e variedades. Me qualifiquei para ser comentarista e quem sabe apresentadora, vamos ver o futuro", disse Fernanda, que está em Criciúma e conversou nesta manhã com a gente. 

Aquele errinho

Um erro de Fernanda em um clássico entre Atlético Mineiro e Cruzeiro em 2014 gerou grande repercussão. A inconveniente e pejorativa crítica de Alexandre Mattos, então diretor no Cruzeiro (hoje ele é do Palmeiras), pegou mal. "Ela não é desonesta, ela é ruim mesmo. Se é bonitinha tem que ir para a Playboy". Pegou tão mal que depois ele pediu desculpas para Fernanda e ligou até para o seu Antônio, o pai dela.

A CBF colocou Fernanda na geladeira, ela passou da Série A para jogos da Série C do Brasileiro e, em 2015, transferiu-se da Federação Catarinense para a Pernambucana. Foi gradualmente se afastando dos gramados até anunciar a decisão de deixar a arbitragem.

"A pessoa tem que ser julgada pelas ações, e não por ser homem ou mulher", disse Fernanda na época. Naquelas semanas ela passou por Criciúma e nos visitou no nosso programa Papo de Bola, na TV Litoral Sul.

Árbitro de vídeo

Fernanda é defensora da adoção das arbitragens de vídeo. "É excelente, pois com isso os erros claros não vão mais existir". Ela elogia dois árbitros da atual safra da FCF: Bráulio Machado e Rodrigo Dalonso. "Os dois são ótimos, e o Bráulio já deveria estar no quadro da Fifa", aponta.

Casada com Sandro Meira Ricci, ela deverá estar na Copa do Mundo com o marido. É que Sandro foi confirmado na semana passada na relação de árbitros que vão trabalhar na Rússia. "E eu sigo tendo contato com o futebol por causa do Sandro", finaliza.

Matéria completa com a Fernanda na edição desta quarta-feira de A Tribuna.

 

4oito

Deixe seu comentário