Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Fake das medidas restritivas em Orleans

Suposto radialista anuncia suspensão de atividades nos shoppings, aeroportos e até no metrô da cidade
Denis Luciano
Por Denis Luciano 25/06/2020 - 11:17Atualizado em 25/06/2020 - 11:20

Tem fakes e fakes. Tem as que contam com algum grau de elaboração, que chegam a enganar. E tem as que são grotescas, como essa que anda girando pelos grupos de WhatsApp desde ontem. Um suposto radialista, apresentando um programa, entra "no ar" e dá a notícia: o prefeito de Orleans anuncia novas medidas restritivas de controle à pandemia de Covid-19. A tal intervenção na "programação" (sabe-se lá de qual rádio) se dá "às 5 e 15", como o "apresentador" trata de dizer.

Daí vem a coleção de pérolas: ele noticia o fechamento de shoppings e até do metrô de Orleans. E dos aeroportos também. Levando-se em conta que Orleans não tem shopping, nem aeroportos (o mais próximo é o de Jaguaruna), muito menos metrô (em Santa Catarina essa ferramenta urbana de transporte ainda não existe, o mais próximo está em Porto Alegre), essa fake pode entrar para um campeonato de mentiras, com boas chances de resultados positivos. Ouça:

Orleans conta, atualmente, com 65 casos confirmados de Covid-19. São 55 recuperados, dez ativos e nenhum óbito. Orleans é a única cidade da Amrec que ainda não decretou obrigatoriedade do uso da máscara (Criciúma vai oficializar a obrigação do uso ainda hoje). Orleans faz essas recomendações:

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou/e higienizar com álcool em gel;
- Se possível, permanecer em casa. Se for necessário sair, utilizar máscara;
- Evitar contato físico, como apertos de mão, abraços e beijos, e aglomerações de pessoas.

Abaixo, os números do coronavírus em Orleans:

 

4oito

Deixe seu comentário