Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Em 39 minutos, Salvaro passa governo a limpo na Câmara

Prefeito anunciou UPA e hospital, prometeu não endividar o Município e apontou sua gestão como "a que mais se preocupa com o meio ambiente"
Por Denis Luciano 01/02/2022 - 22:00 Atualizado em 01/02/2022 - 22:25

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) foi até a Câmara na tarde desta terça-feira (1/2) participar, como é praxe, da abertura do ano legislativo. Em uma mensagem de 39 minutos, passou a limpo a sua gestão, compartilhou algumas novidades, repetiu frases de efeito e sublinhou as bandeiras da saúde e educação, dos investimentos em obras públicas, das conquistas no meio ambiente e do avanço no turismo.

Fez um elogio contundente aos seus secretários, enfatizando que a prefeitura segue com cinco secretarias e sem adjuntos, citando os titulares Celito Cardoso (Fazenda e Administração), Acélio Casagrande (Saúde), Miri Dagostim (Educação), Bruno Ferreira (Assistência Social) e Tita Beloli (Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana).

Fotos: Gabriel Mendes / Câmara

Ao mencionar as ações contra a pandemia de Covid-19, lembrou que "sofreu perseguições do Ministério Público" e enalteceu o papel do secretário Acélio. Pontuou, ainda, a projeção de inauguração da UPA do Rio Maina em março (com a possível presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que foi convidado), e a entrega à comunidade até o fim de 2022 do Hospital Santo Agostinho, também no Rio Maina. Confira no podcast:

Em seguida, Salvaro avançou para a educação. Elogiou o secretário Miri, criticando os que "duvidavam da competência" dele. "E não temos vergonha de copiar o que é bom", disse, lembrando de exemplos que foram buscados em Medellín, na Colômbia, para aplicação na rede municipal de ensino. Pontuou os números de alunos, ampliados tanto no Ensino Fundamental, saltando de 17 mil para 22 mil estudantes matriculados, e no ensino infantil, de pouco mais de 3 mil para 5,1 mil atendidos pela Afasc nas creches.

"Criciúma será um celeiro de startups em três ou quatro anos", projetou, lembrando que isso ocorrerá pois o município oferece, na rede escolar, aulas de empreendedorismo, educação financeira e robótica. "As escolas municipais de Criciúma não perdem nada para as particulares", disse. "Estou muito otimista com o trabalho do Miri", completou.

O prefeito aproveitou o embalo para destacar o avanço de Criciúma na relação com empreendedores. "Hoje já é possível abrir uma empresa em 24 horas na cidade. Até março, o cidadão chegará com o CPF e sairá com o CNPJ na hora", anunciou.

O setor de obras recebeu natural atenção de Salvaro na sua mensagem aos vereadores. "Estamos com mais de 270 obras em andamento. Nossa meta segue, de pavimentar todas as ruas da cidade. E para quem critica os financiamentos que buscamos, é preciso isso sim saudar, pois hoje a cidade tem certidões negativas para buscar esses recursos", enfatizou. O prefeito destacou que em breve lançará ordens de serviço para diversas pavimentações, citando a abertura da Rodovia Antônio Scotti, que ligará as rodovias Luiz Rosso e Jorge Lacerda.

E Salvaro frisou que seu "compromisso é com as futuras gerações" e que "não vamos endividar a cidade". Mencionou os precatórios, dizendo que "depois do Estado, Criciúma é a segunda maior devedora de precatórios de Santa Catarina", citando débitos de R$ 400 milhões, e que isso é fruto da "irresponsabilidade fiscal" de outros governos. Acompanhe no podcast:

Na sequência, o prefeito elogiou o desempenho do secretário Celito Cardoso no controle das contas públicas e mencionou a relação da prefeitura com os servidores públicos. "Dizem que o Salvaro não gosta de servidor, o Salvaro gosta de servidor trabalhador, não gosta de vadio. De vadio eu não gosto, gosto dos que tem amor pelo trabalho", disparou. Ouça:

Posteriormente, Salvaro elencou realizações da área social, mencionando o trabalho da equipe do secretário Bruno Ferreira. "Que o Gean (Loureiro, prefeito de Florianópolis) não me ouça, mas passa na Praça XV em Floripa e vê a quantidade de mendigos, de pedintes. E olha Criciúma, olha a limpeza da nossa cidade", afirmou.

O prefeito voltou a criticar alguns usuários da Casa de Passagem. "O pessoal da Casa de Passagem tem que trabalhar. Aquilo ali não é para vagabundo. Pá e enxada resolvem o problema. Vazaram todos", registrou.

Salvaro citou o "orçamento apertado" da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), mencionando o presidente Zalmir Casagrande, e em seguida partiu para tratar de meio ambiente. Começou agradecendo aos vereadores que aprovaram a extinção da Fundação de Meio Ambiente (Famcri) dizendo que a medida teve apoio maciço. "90% da sociedade aplaudiu", contabilizou. "A máquina precisa girar", justificou, colocando as vantagens de transformar a Famcri em uma Diretoria de Meio Ambiente.

E foi além. Enalteceu as conquistas ambientais da sua gestão. "Pode somar todos os prefeitos, o que mais fez pelo meio ambiente fomos nós", destacou. "O Parque das Nações era um lixão, a única espécie de vida ali eram os ciganos que acampavam de vez em quando. Hoje é um ambiente saudável, de inclusão social, que recebe 500 mil pessoas por ano", frisou. Fez o mesmo registro em relação ao Parque dos Imigrantes. "Ali, mal se via o Rio Maina, com aquela montanha de milhões de toneladas de rejeitos de carvão", disse.

E ainda sobre parques, como instrumentos de preservação ambiental, Salvaro citou que "está chegando o da Santa Luzia" e deixou no ar que "vai chegar a vez da Quarta Linha". Ouça:

Salvaro mencionou ainda o salto da rede de esgotamento sanitário, que partiu "do 0% para 50% de esgoto tratado no meu governo". "O meio ambiente não é só plantar pé de palmito. É muito mais. É desassorear rios", exemplificou, afirmando que sua gestão vem limpando todos os rios de Criciúma.

O prefeito arrematou dando a deixa sobre os investimentos em turismo e anunciando um vídeo que foi apresentado aos vereadores.

A sessão ordinária desta terça foi a primeira presidida pela vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB), com o vice-presidente Júlio Kaminski (PSL) e os secretários Salésio Lima (PSD) e Toninho da Imbralit (PSDB).

No podcast abaixo, confira a íntegra da fala do prefeito na Câmara:

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito