Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Coronel Cosme no mapa do Podemos para prefeito

Comandante da PM na região é citado como uma possibilidade do partido do senador Álvaro Dias
Por Denis Luciano 02/01/2020 - 18:12 Atualizado em 02/01/2020 - 18:13

O Podemos, antigo PTN, partido pelo qual o senador paranaense Álvaro Dias concorreu à presidência da República em 2018, está se reforçando em Santa Catarina. Robustecido com a adesão do ex-deputado federal Paulo Bornhausen e aliados seus que vão deixando o PSB, o Podemos poderá ter candidato a prefeito em Criciúma em 2020.

O colunista Upiara Boschi citou nesta quinta-feira, 2, no NSC Total, que entre os nomes que o Podemos mapeia para concorrer a prefeito em outubro está o do coronel Cosme Manique Barreto em Criciúma. O coronel vem dando sinais de que busca ocupar um espaço.

Embora demonstre afinidade com o deputado federal Daniel Freitas, a quem apoiou em 2018, o vereador Julio Kaminski, ainda filiado ao PSDB, tem atuado também de olho na montagem do Podemos, que pode ser seu abrigo em 2020 no projeto que tem, de também disputar a prefeitura. Mas ao que tudo indica, Kaminski deverá encontrar abrigo no DEM. Já conversou com lideranças nacionais do partido em Brasília.

Com o coronel Cosme e sem Kaminski, o Podemos poderia ainda alinhar com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). Há quem especule a chance de o partido tentar indicar o vice, mas há de se levar em conta que o PSD está fechado com Salvaro, e conta com a vaga para a manutenção de Ricardo Fabris na chapa.

Coronel Cosme pode ser candidato a prefeito de Criciúma pelo Podemos

Ainda com Cosme, há um discurso afinado ao do presidente Jair Bolsonaro, em cuja onda o comandante da 6a Região Policial Militar poderia tentar surfar. O coronel concede entrevistas ácidas, polêmicas, ataca a esquerda com veemência e tem sido bastante frequente na mídia. Mais sinais claros de que quer criar um espaço político para uma possível candidatura. A mais recente dele foi uma postagem em um grupo de WhatsApp sobre consumo de drogas, em especial maconha, em locais onde se pratica skate.

Ele foi visto, faz algumas semanas, em um encontro de lideranças do Podemos em Blumenau, onde esteve Álvaro Dias e onde o partido pretende um grande trunfo para esse ano, filiar o prefeito Mário Hildebrant, mais um ex-PSB.

As articulações do Podemos passam ainda por Florianópolis, Joinville, São José e Lages, além de tentar filiar o prefeito Fabrício de Oliveira, de Balneárioo Camboriú, mais um afinado ao grupo de Paulo Bornhausen.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito