Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 30/06/2020 - 06:58 Atualizado em 02/07/2020 - 15:54

Busco, na edição que circulou na semana de 5 a 12 de dezembro de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

SOTELCA PRONTA PARA FUNCIONAR NO FIM DO ANO – Estando pronta a primeira unidade geradora da Sotelca para funcionar no fim do ano com a capacidade de 50MW, graças ao espírito das autoridades federais e estaduais relacionadas com o empreendimento e ao dinamismo da diretoria composta pelos senhores Eng.º José Eduardo Moritz, presidente, Eng.º. Benjamin Mário Baptista, diretor industrial e Senhor Jaime Sá, diretor comercial. Santa Catarina irá, por certo, escrever uma página na história econômica do nosso país, com mais essa obra monumental que marca a arrancada para o progresso barriga-verde. Os preparativos para tão significativo acontecimento já estão sendo providenciados com muito cuidado tendo, de início, ultimado os entendimentos de acordo com o contrato para a vinda dos engenheiros alemães e suíços que irão instruir sobre o manuseio dos complicados mecanismos de operação, ao pessoal que irá operar a usina e que deverá possuir um certo esclarecimento para entrar em contato com tão delicados e preciosos instrumentos. O ano findaria a 18 dias daquela data e o Jornal, com esses textos inacabáveis, afirmava que a Sotelca entraria em funcionamento até o início do ano seguinte.

CPCAN APLICARÁ 200 MIL DÓLARES – Informou, o Coronel Lauro Cunha Campos, que a Comissão do Plano do Carvão Nacional, contratará um grupo estrangeiro especializado para fazer um estudo planificado dos recursos econômicos do Sul catarinense. Esse levantamento abrangerá o setor do carvão, a possibilidade de instalação de indústrias químicas, de fertilizantes, etc. além das já existentes, incluindo o setor da agricultura, criação, estradas de rodagem, etc. Nesse empreendimento serão gastos, aproximadamente, 200 mil dólares. O redator das notícias de capa dessa edição, hoje, seria despedido: textos enormes, repetitivos, e agressivos à língua nacional.

MENORES ASSALTAM ARMAZÉM – Seria, aproximadamente, uma hora da madrugada do dia 1 de dezembro quando três menores assaltaram o armazém do Sr. Luiz Zanette, na Mina Naspolini, que percebeu ter sido o seu estabelecimento visitado quando, pela manhã, deu falta de mercadorias. Posteriormente buscou informações e apurou que uma vizinha havia visto os menores entrando no armazém. Dentre as mercadorias roubadas figuram alguns quilos de arroz, camisas, toalhas, pasta de dente, escovas, sabão, banha, dois mil cigarros e até 50 bicos.  

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito