Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dicas para evitar a virose mental do coronavírus

Por Archimedes Naspolini Filho 22/04/2020 - 10:13 Atualizado em 22/04/2020 - 10:19

Neste período de confinamento, é natural que as emoções e a paciência atinjam patamares nunca dantes imagináveis. E, como temos todo o tempo do mundo para utilizar como quisermos, no ambiente domiciliar, a fuga para o whatsApp tem se constituído uma das maiores armas para nos ocuparmos. Comunicar, aprender, ler, aprovar, discordar, discutir e ignorar um universo de mensagens de todos os tons e sabores, tem sido o lenitivo para não ver o tempo passar.

Ontem recebi uma dessas peças feitas e retransmitidas às centenas, que me cativou. Foi-me enviada pelo meu amigo, do Facebook, Jorge Henrique Nunes, a quem renovo agradecimentos pela postagem, de autoria de um psicólogo de nome Augusto Cury, que diz assim:

“Dez técnicas de gestão e emoção para evitar a virose mental, em tempo de virose pelo Coronavirus ou Covid-19. 
1ª - aplauda sempre quem não seja apontador de falhas, pois o apontador de falhas está apto para consertar máquinas e não para construir belas histórias de amor. 
2ª – Saiba que ninguém muda ninguém, temos o poder de piorar os outros e não de muda-los. 
3ª – Não cobre demais de si e dos outros, pois quem é cobrador está apto para trabalhar numa financeira e não para promover emoções saudáveis. 4ª – Elogie três vezes por dia quem você ama e aprenda a ver um charme em seus defeitos suportáveis. E se você escolheu uma pessoa difícil para viver, provavelmente você não deve ser tão fácil. Seja leve! Relaxe! Somos imperfeitos convivendo com pessoas imperfeitas.  
5ª – Faça a oração dos sábios, quando alguém te contrariar: o silêncio. É comum alguém me dizer: nunca leve desaforo para casa. E eu respondo: claro, você é um desiquilibrado: não leva os desaforos para a sua casa física, mas os acumula em sua casa mental. 
6ª – Treine ser bem humorado, pois viver com uma pessoa pessimista - e que reclame o dia todo - é quase insuportável, esgota o cérebro. 
7ª – Garimpe ouro no solo de quem está ao seu redor. Indague: o que posso fazer para lhe tornar mais feliz? Quais são seus sonhos e seus medos? Encoraje seus filhos, parceiro ou parceira, a expressarem seus sentimentos.
8ª – Namore sua vida antes de namorar alguém, pois se você não for capaz de se abraçar e de dar risadas de alguns de seus erros, será um carrasco de si mesmo. 
9ª – Traga à sua memória aquilo que lhe traga esperança. Saiba que os medicamentos que estão sendo testados, os inúmeros laboratórios procurando a vacina e as medidas sanitárias adequadas, certamente farão o sol brilhar sobre a humanidade. 
10ª – Treine não sofrer por antecipação, pois quem sofre pelo futuro faz o velório antes do tempo e, portanto, adquire virose mental.” 

Impossível não retransmitir essa mensagem. Ela nos deixa surdos de tão alto que fala.
E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo! Bom dia!

Tags: Coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito