Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 28/08/2020 - 06:58 Atualizado em 31/08/2020 - 10:40

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 27 de março a 3 de abril de 1965, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

USIMINAS: A MAIOR EMPRESA DO PAÍS – Notícia vinda do Rio de Janeiro diz que, telegrama de Belo Horizonte, informa que a Usiminas transformou-se na maior empresa do país, ao elevar o seu capital de 18 para 150 bilhões de cruzeiros, em decisão de assembleia geral extraordinária de acionistas. A proposta, apresentada pela diretoria, recebeu aprovação unânime dos acionistas brasileiros e japoneses que terão o prazo de 30 dias para o direito de preferência para subscrição dos 132 bilhões de cruzeiros, em novas ações. O engenheiro Amaro Lanari Júnior, presidente da empresa, historiou as negociações entre os dois grupos de acionistas: o brasileiro, representado pelo BNDE, pelo Estado de Minas Gerais e pela CVRD, e o japonês, concluídas com assinatura de acordo, em Tóquio, em janeiro de 1966. Pois então: poucos temos presente de que Usiminas já foi a maior empresa do país. E, menos ainda, de que os japoneses são acionistas da grande usina. E também, de que documentos de tal importância eram assinados na capital japonesa. Alguém aí sabia?

MANCHETES DE ESPORTES – ARILDO NÃO VAI PARA O MARCILIO, dando conta de que o jogador do Metropol, Arildo, dificilmente assinaria contrato com o time de Itajaí. CLÁSSICO DA MONTANHA, discorrendo sobre o clássico a ser jogado no dia seguinte, em Siderópolis, reunindo as equipes do Itaúna e do Treviso. TABAJARA COM PASSE LIVRE - dizendo que o jogador do Próspera, Tabajara, com passe livre, deverá ser contratado pelo Águas Verdes, de Curitiba. PAULO SOUZA E ZEQUINHA. O jogador do Metropol, Paulo Souza, com um pé no estádio Olímpico, do Grêmio e Zequinha poderá entrar na negociação e vir a jogar no clube da Metropolitana.

OUTRAS NOTAS DE FUTEBOL – O ponteiro direito, Hélio, do Comerciário, incorporado ao time do Hercílio Luz, deverá fazer sua estreia amanhã, em Blumenau, contra o Olímpico. O Ouro Preto está interessado na contratação de Fumanchu para técnico do time. Jango, que foi jogador do Boa Vista, não agradou aos prosperanos que declinaram de sua contratação. Almerindo renovou contrato com o Comerciário. O lateral direito Vadinho não acertou com o Atlético Operário e viajou a Belo Horizonte: jogará pelo Atlético Mineiro.

FRISULCA JÁ ESTÁ COMPRANDO EQUIPAMENTOS – A notícia dá conta de que o Frigorifico Sul Catarinense S/A, construído em Forquilhinha, já estaria adquirindo máquinas e equipamentos para iniciar suas atividades. Em Criciúma, foi uma das maiores iniciativas empresariais da década de 1960. 

Esta e outras crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito