Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 26/06/2020 - 12:10

Busco, na edição que circulou na semana de 28 de novembro a 5 de dezembro de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

TRILHOS DA ESTRADA DE FERRO SERÃO RETIRADOS -  Criciúma poderá contar, em breve, com uma moderníssima avenida, caso seja modificado o percurso da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina e é bem provável que isso aconteça uma vez que nossas autoridades estiveram em Tubarão, onde conversaram com o General Francisco das Chagas Mello Soares, sobre este assunto. O diretor da Estrada de Ferro mostrou interesse, pois ao que tudo indica seria mais econômico para a ferrovia desviar o trajeto do que executar as obras de rebaixamento e alteamento do leito atual que passa no centro da cidade. Visando solucionar esta questão a prefeitura enviou correspondência ao Diretor da Ferrovia pedindo que seja realizado um estudo sobre o novo percurso entre o Pinheirinho e a localidade de Corda Bamba. Registrada em jornal é a primeira citação de que os trilhos da ferrovia Teresa Cristina poderiam deixar o centro da cidade. Isso aí é de 1964, no governo de Alindo Junkes que teve, no sucessor, Ruy Hülse, o realizador inicial da grande obra.

DIFÍCIL O REGISTRO DA FACULDADE DE DIREITO – Antes de ser criada a Fundação Universitária de Criciúma, Fucri, nosso município criou uma faculdade de Direito. Isto ocorreu em 1964 e tinha-se, no programa de instalação, o início do ano letivo para 1965. Mas, segundo o Jornal Tribuna Criciumense, edição epigrafada, o prefeito Alindo Junkes fora ao Rio de Janeiro para se avistar com as autoridades do ministério da Educação e retornou desanimado em função do que ouviu. Na primeira página da edição em tela é detalhado o percurso difícil que a faculdade de Direito de Criciúma teria que percorrer para sua solidificação. Não prosperou.

SANDRA VENCEU EM FLORIANÓPOLIS – Está na Coluna Social de responsabilidade de Beverly Godoy Costa:  Sandra Zanatta, de Criciúma, filha do casal Eleonora-Alcino Zanatta, foi eleita a Rainha das Debutantes de Santa Catarina, no Baile das Orquídeas, realizado sábado último, dia 21, nos salões do Clube Doze, de Florianópolis, quando a sociedade catarinense esteve reunida para recepcionar a belíssima Ângela Vasconcelos, Miss Brasil 1964.

Esta e as demais crônicas estão no meu blog, no Portal 4oito.com.br. E eu retornarei segunda-feira Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito