Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

STF "mata" candidatura e João pode ser preso

Por Adelor Lessa 06/02/2018 - 18:35 Atualizado em 06/02/2018 - 19:29

Decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal complicou muito a situação do deputado federal João Rodrigues, PSD.

Está inviabilizada a sua candidatura ao governo do estado e a qualquer outra posição na chapa majoritária (vice-governador ou senador).

E mais - ele corre o risco de não conseguir nem ser candidato a reeleição para federal. Vai depender do entendimento do texto do acordão, que deverá ser publicado em até 10 dias.

Hoje, no STF, a primeira turma decidiu por 4 votos a 1 manter a condenação imposta a João Rodrigues pelo Trbunal Regional Federal, de quatro anos e um mês de prisão, em regime semiaberto.

João foi condenado por ter encaminhado licitação superfaturada para compra de uma retroescavdeira quando era prefeito de Pinhalzinho, em 1999.

Os advogados de João vão tentar ainda bater na tese da prescrição da pena. Mesmo que no julgameto de hoje o STF também tenha decidido, por 3 x 2, que não prescreve. Representa dizer que ele está em vias em ser preso. 

Se o recurso da precrição for bem sucedido, João escapará da prisão e pode até disputar a reeleição. Mas, o projeto de candidatura na chapa majoritária está definitivamente comprometido.

João vinha fazendo dentro do PSD um contraponto ao deputado Gelson Merisio, presidente estadual do partido e candidato a governador. O desfecho no STF, acaba fortalecendo Merisio.

Fortalece também o projeto de aliança PSD - PSDB e PP.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito