Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

No início da campanha, o voto pelo Sul e outras da coluna

Gelson Merísio fez ato ontem em Criciúma. Mauro Mariani reuniu candidatos da coligação
Por Adelor Lessa 16/08/2018 - 06:50

No dia em que as campanhas podem ser colocadas na rua, a Associação Empresarial de Criciúma e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) colocam a sua. Uma coincidência apenas, mas que chega no momento em que precisa chegar. O Sul pelo Sul chama atenção para a representatividade da região. Como na majoritária o Sul está praticamente sem representação alguma, as atenções se voltam para as proporcionais. Formar uma bancada do Sul forte significa maior poder de cobrança junto ao Governo do Estado e também em nível Federal. Na eleição de 2014, foram sete eleitos, mas esse número foi maior com a ascensão de suplentes. Neste ano, corre-se o risco de o número ser menor. Na Câmara Federal, a região conta com três representantes e também precisa correr atrás para que esse número não diminua.

 O Sul não consegue acompanhar o desenvolvimento de outras regiões de Santa Catarina, está ficando para trás, empobrecendo, perdendo investimentos, e olha que teve o vice-governador nos últimos anos, que agora é o governador, e isso refletiu em obras importantes como a Via Rápida e o Anel de Contorno Viário, em se tratando de Criciúma, mas não pode parar agora porque ficará de fora do Governo do Estado. Precisa correr atrás, formar uma bancada forte e cobrar participação, buscar obras importantes.

A ACIC e a CDL fazem seu papel. Assim como fizeram em 2014, vão colocar a campanha na rua e tentar conscientizar o eleitor da importância de fortalecer a região.

Arrancada

Ainda não era lançamento de candidatura, mas sim um encontro para recepcionar os candidatos da chapa encabeçada por Gelson Merisio (PSD), mas a coligação mostrou força e escolheu Criciúma para isso. Aconteceu, na noite de ontem, o primeiro de oito encontros macrorregionais (foto). Toda a majoritária estava presente. Além de Merisio, o candidato a vice João Paulo Kleinubing (DEM) e os candidatos ao Senado Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD).

Engajados

Os progressistas do Sul mostraram que estão engajados na campanha de Gelson Merisio (PSD) e eram maioria no encontro da noite de ontem, realizado em Criciúma. As faixas (foto) espalhadas pelo salão demonstravam a proporção dos participantes. Além do PP, os outros partidos da grande aliança formada por Merisio também estavam presentes.

Oficial

Agora é oficial: Leodegar Tiscoski já chegou ao evento de ontem como candidato a deputado federal pelo PP do Sul. A sigla procurava um representante depois que Jorge Boeira anunciou que não iria à reeleição.

Parceria

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) recebeu, ontem, uma comitiva dos Estados Unidos, em Florianópolis (foto). A cônsul-geral norte-americana, Julia Harlan, ficará três dias na cidade conhecendo diversas áreas e entidades, entre elas a Fiesc e Acate, para uma possível parceria com o governo catarinense. Do governador, ela ouviu pontos importantes da agroindústria, como as exportações e o fato de Santa Catarina ser o único estado do país livre da febre aftosa sem vacinação e sobre o polo tecnológico, que será muito beneficiado com essa parceria.

Unidade

A coligação Santa Catarina Quer Mais, encabeçada por Mauro Mariani (MDB), fez encontro na noite de terça e reuniu os seus candidatos a deputado estadual e federal. Ao todo, são 107 postulantes à Assembleia Legislativa e outros 76 que buscam a Câmara Federal (foto). Mariani esteve presente e disse não ter dúvidas da capacidade dos colegas de eleger a maior bancada de deputados e as duas vagas em jogo para o Senado, disputadas por Jorginho Mello e Paulo Bauer.

Diversidade

O vereador Alison Bertan (PR) certamente não esperava a repercussão que está tendo o projeto de sua autoria que visa instituir um Dia Municipal da Diversidade Sexual em Morro da Fumaça. Alvo de duras críticas de setores que ele cita como “de uma religião que não permite diversidade sexual”, o vereador emitiu extensa nota na qual diz que “não fez tal projeto para estimar kit gay, passeatas nem outras intervenções para público gay” e que “ter um dia para reconhecer o que é óbvio, a diversidade sexual, não é nada de absurdo”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito