Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Campanha no radio e na tv é último recurso dos candidatos contra a indiferença

Por Adelor Lessa 31/08/2018 - 07:02 Atualizado em 31/08/2018 - 07:19

Os chamados marqueteiros já ganharam muitas eleições. Em Criciúma, inclusive. Mas, nunca tiveram um desafio tão encruado quanto o que está colocado na eleição de 2018.

A campanha está gelada. O eleitor desinteressado no processo e indignado com os políticos de uma forma geral. E faltam apenas 37 dias para a eleição.

Os partidos e os candidatos, sozinhos, não conseguiram empolgar. Não levaram a campanha para as ruas.

Na região do carvão, a falta de candidatos na eleição majoritária reforçou a indiferença. E aumentou a distância.

Criciúma, que hoje tem governador (que era vice até fevereiro), não emplacou nenhum candidato a governador, vice ou senador.  

Mas, agora é com os marqueteiros.

No rádio, o primeiro horário eleitoral será 7h. Na tv, 12h.

Alguns dos principais profissionais da área no estado (e no país) estão envolvidos. Alguns sendo pagos a peso de ouro (ou de craques). Grandes equipes foram montadas.

Antes que eles coloquem a mão, mais de 60% dos eleitores não estão ligados em nenhum dos candidatos, de acordo com as últimas pesquisas.

No estado, Mauro Mariani, MDB, e Gelson Merisio, PSD, os candidatos dos grandes partidos e das maiores coligações, estão atrás de Decio Lima, PT. Depois de tudo o que foi dito de PT.

Se em que também foi dito muito de MDB, PP, PSDB e de quase todos os outros partidos.

Em outros tempos, o jingle influenciou o eleitor e fez esquentar a campanha em Criciúma. Eduardo Moreira era candidato a prefeito.

Poucos anos depois, a edição de imagens e as mensagens finais nos programas ajudaram Décio Góes a se eleger prefeito. 

Mas, hoje os responsáveis pelos programas de rádio e televisão vão precisar mais que bons jingles e belas imagens. E muito mais que textos bem montados.

Vão precisar preparar os candidatos para convencer. Que tem mãos limpas, sabem o que fazer e que, acima de tudo, serão diferentes.

 

O primeiro

A Som Maior FM e A Tribuna iniciam hoje uma serie de entrevistas exclusivas, isoladas, com os candidatos a governador. Todas no estúdio da Som Maior, a partir de 7h30, com tempo estabelecido de 20 min.

O primeiro entrevistado será Gelson Merisio, PSD.

 

Eduardo assume Alckmin

O governador Eduardo Moreira, MDB, vai assumir a candidatura a presidente de Geraldo Alckmin, PSDB.

Eduardo sempre teve essa disposição, mas recuou quando o PSDB não apoiou sua candidatura e esteve perto de fechar aliança com os adversários do MDB no estado.

Mas, essa fase foi vencida, o PSDB está com o MDB, e Eduardo operou para isso.

Na semana passada, Eduardo se encontrou com o ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen, um dos maiores entusiastas de Alckmin no estado. Trataram da campanha do presidenciável no estado.

 

Julio em campo

O ex-deputado Julio Garcia, PSD, faz hoje à noite, na associação Imbralit, Criciúma, o lançamento de sua campanha a deputado estadual.

Ontem à noite, fez o lançamento em Araranguá.

A expectativa é que Julio, eleito deputado, pode voltar a ser presidente da Assembléia ou secretário de estado.

 

Vampiro em campo

O deputado Luiz Fernando Vampiro, MDB, faz lançamento de sua candidatura à reeleição hoje à noite, no salão da igreja da Primeira Linha, Criciuma.

Governador Eduardo Moreira estará presente. E também prefeitos, secretario de estado e vereadores.

 

15 anos

Jorge Feliciano não teve diploma, não frequentou a escola. Mas, era um “sabido”.

Sempre carregado de argumentos para as discussões políticas, muito espirituoso, rápido de raciocínio, foi um dos mais importantes lideres sindicais dos mineiros do sul catarinense.

Na política, era ligado ao partido comunista e ao MDB. Foi preso politico na ditadura militar. Disputou eleição para deputado estadual.

Num determinado momento, ele estava fazendo a campanha do voto em branco, posição sustentada pela esquerda brasileira. Quando atravessava a praça Nereu Ramos, foi abordado por dois empresários da cidade, tradicionais adversários políticos. Mas, que o cumprimentaram pela posição. E até ofereceram "uns carrinhos" para a campanha.

Ele agradeceu, deu alguns passos e pensou com seus botões - “se é bom para eles, não é bom para nós!”. E parou na hora com a campanha do voto nulo.

Hoje faz 15 anos que morreu Jorge Feliciano.

 

No hospital

Governador Eduardo Moreira vai visitar hoje pela primeira vez o hospital Santa Catarina, desde que o governo do estado assumiu a gestão. O que na pratica aconteceu em agosto.

Eduardo estará no hospital às 15h com o secretário de saúde do estado, Acelio Casagrande.

O governo do estado está investindo pesado para conclusão das obras e instalação de equipamentos para fazer funcionar efetivamente como um hospital materno infantil. Até hoje era praticamente um pronto atendimento infantil.

Será a “maior obra” de Eduardo como governador em Criciúma.

 

Foram coerentes

Pelo menos menos num ponto não há o que reclamar de Wilian Bonner e Renata Vasconcelos no Jornal Nacional. Eles foram chatos, impertinentes e agressivos com todos os candidatos a presidente.

Ontem, foi com Marina Silva. Qe teve dificuldades para concluir seus raciocínios, de tanto que eles interrompiam.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito