Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Vou lidar com muita tranquilidade", diz Giovana Mondardo sobre pedido de cassação

Autor da representação diz que parlamentar 'distorceu os fatos' ao associar vídeo de manifestantes ao nazismo
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 08/11/2022 - 11:39 Atualizado em 08/11/2022 - 11:39
Foto: Geórgia Gava/4oito
Foto: Geórgia Gava/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi protocolado no Legislativo de Criciúma um pedido de cassação de mandato da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), nesta segunda-feira (7). O motivo, segundo os autores, seria quebra de decoro por um post da parlamentar em suas redes sociais a respeito de uma manifestação contra o resultado das eleições em São Miguel do Oeste, na semana passada. 

LEIA MAIS:

A publicação mostrava um vídeo em que os eleitores fizeram gestos que poderiam significar apologia ao nazismo durante a execução do hino nacional. As imagens, inclusive, circularam por vários outros perfis. Giovana diz que foi surpreendida com a notícia do pedido de cassação. No mesmo dia, a parlamentar arquivou o vídeo de seu perfil. 

"Diante do cenário que se apresenta Santa Catarina e da condição que se apresentou aquela situação, ouso dizer que não só o Museu do Holocausto, como a Embaixada de Israel e outras tantas embaixadas, reconheceram aquele ato como apologia ao nazismo. Ainda que o Ministério Público de Chapecó, da maneira mais rápida possível, tenha reconhecido a situação através de um áudio dos manifestantes e já arquivou, o caso segue sendo investigado, inclusive, com recomendação de Augusto Aras, procurador-geral da República", explica a vereadora. 

Para a parlamentar, há um 'teor golpista' nas manifestações que questionam o resultado das eleições. "Com muita tranquilidade, vou lidar com esse pedido de cassação porque acho que é da democracia. Ainda que neste momento da política brasileira isso se expresse como uma tentativa de calar o contraditório e minar os pensamentos divergentes", destaca Giovana. 

Assim que o pedido passar pela Assessoria Jurídica da Câmara, será lido em Plenário pela presidente do Legislativo de Criciúma, Roseli de Lucca. Na sequência, para dar andamento, a solicitação deve ser deliberada por maioria absoluta. Caso seja aceita, a representação vai para o Conselho de Ética composto por um vereador de cada bancada para, então, dar início ao processo. 

O que dizem os autores da ação

O pedido foi protocolado por Alexsandro de Souza, Aline Bonfante da Rosa, Jonas Martignago e Marcos Ricardo dos Santos. Há o entendimento, por parte dos autores, que a parlamentar desrespeitou o Artigo 5 do Código de Ética da Câmara de Vereadores de Criciúma, que diz: 

Art. 5º Considera-se incompatível com a ética e o decoro parlamentar, passível de aplicação das penalidades previstas neste Código:


IV – a prática de atos atentatórios ao decoro parlamentar que comprometam a dignidade do exercício da Vereança, durante as sessões legislativas ou fora delas, no que tange a inobservância das prescrições do Regimento Interno, faltando com a verdade, fazendo uso de expressões ou gestos incompatíveis com a dignidade do cargo, seja durante o discurso, ou no relacionamento com seus pares ou com o público.

"Ela postou um vídeo nas redes sociais acusando os cidadãos de São Miguel do Oeste de fazerem um gesto nazista. Eles estavam em um ato cívico de protesto. Ela, seguindo a cartilha da esquerda, distorceu os fatos, criando uma narrativa falsa para poder explorar e crescer politicamente", comenta Jonas Martignago, um dos autores da representação contra a vereadora e também assessor de outro parlamentar da casa.

Para ele, as manifestações fazem parte do processo democrático e a postagem incentivou o 'lixamento virtual' dos manifestantes. "A democracia é barulhenta. As pessoas estavam lá protestando contra o resultado, fazendo um gesto de respeito de respeito à bandeira", diz. "Os comentários nas redes sociais foram os mais horríveis possíveis nesta publicação que ela fez", completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito