Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Qual a origem do Feriado de Corpus Christi?

Celebração é marcada pelos tapetes coloridos que tomam conta das ruas de cidades brasileiras
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 31/05/2018 - 18:01
Tapetes para a procissão de Corpus Christi no Rio Maina (foto: Laura Nunes)
Tapetes para a procissão de Corpus Christi no Rio Maina (foto: Laura Nunes)

Tapetes coloridos feitos com serragem, pó de café, flores e até tecidos tomam conta das ruas de muitas cidades brasileiras nesta quinta-feira (31). É a comemoração do feriado de Corpus Christi. A celebração católica também é conhecida como Festa da Eucaristia e acontece sempre 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Esta data é considerada o dia em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, um sacramento católico que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo. Corpus Christi, aliás, tem origem do Latim e significa "Corpo de Cristo", que nas tradições católicas é a hóstia consagrada.

(foto: Laura Nunes)

A data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 e São Tomás de Aquino foi o responsável por redigir um rito para a celebração da mesma. Este foi um dos principais defensores e divulgadores da celebração.

Nesta data acontecem procissões que simbolizam a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida. A confecção dos famosos tapetes coloridos que marcam a data todos os anos serve de homenagem a passagem desta procissão. Essa prática surgiu na Bélgica no século XIII.