Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre Madagascar

Famoso mundialmente pelos filmes de mesmo nome, o país tem gastronomia diversificada
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/04/2019 - 11:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

1 – FILME

O país ganhou fama mundial devido aos filmes Madagascar. O primeiro foi lançado em 2005, contando com dublagens de Ben Stiller e Chris Rock. Apresenta animais que viviam em um zoológico de Nova York e desejavam voltar para a África. Em 2008 e 2012 foram lançadas continuações, além de uma produção solo para "Os Pinguins de Madagascar".

2 – POBREZA

Madagascar é considerado um dos países mais pobres do mundo, com a economia baseada principalmente na agricultura, mineração, pesca e produção de roupas. Aproximadamente 70% da população está abaixo da linha da pobreza e quase metade das crianças com menos de cinco anos de idade sofrem de desnutrição.

3 – GASTRONOMIA

Madagascar tem um rica culinária, já que devido a sua localização, por séculos receberam influencias africanas, do Oriente Médio e indianas. Embarcações paravam na ilha e os seus tripulantes compartilhavam as receitas. Um dos pratos típicos é a Romazova, um ensopado de vegetais. Arroz frito e tortas de carne estão entre as comidas preferidas.

4 – POPULAÇÃO

Provavelmente os primeiros habitantes de Madagascar vieram de terras encontradas nos oceanos Índico e Pacífico, por volta de 2300 anos atrás. Na época das grandes navegações, por volta de 1500, iniciaram os contatos com povos europeus. Embora localizado no continente africano, a população é considerada indo-asiática e é conhecida por malgaxe.

5 – BAUNILHA

A baunilha, produto utilizado para dar sabor aos alimentos, é um dos itens mais conhecidos de Madagascar. Os grãos crescem ao longo de dois anos, se tornando uma especiaria cara. Ela vem das orquídeas do gênero Vanilla Planifolia. Esse produto tem sido plantado desde 1880, começando pela Ilha Nosy Be.

6 – FUTEBOL

O país é representado pela Seleção Malgaxe de Futebol que jamais disputou Copa do Mundo, estreando em 2019 na Copa Africana de Nações. Apelidada de Barea, a maior vitória da história foi uma goleada de 8 a 1 contra o Congo, em 1960, já a pior derrota foi 7 a 0 contra Ilhas Maurício, em 1952.

7 – ANIMAIS

Já foram registradas mais de 300 espécies de répteis vivendo em Madagascar. Um dos animais que mais chama atenção é o Camaleão de Parson, sendo a maior espécie do mundo entre os camaleões. O lêmure é o animal que representa o país, contando com diversas raças presentes por toda a ilha, aliás, o menor primata do mundo é um lêmure que pesa 30 gramas.

Tags: curiosidades