Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

 7 curiosidades sobre Papua-Nova Guiné

Mesmo com um território não muito grande, quase mil línguas são faladas lá
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 24/03/2019 - 10:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – CANIBALISMO

Até o começo do século XX boa parte da população local pensava que comer carne do inimigo trazia proteção para o espírito, ajudando a adquirir força e poder físico. Hoje o cristianismo avançou no país, mesmo assim as crenças indígenas seguem presentes. Ainda nos últimos anos existem relatos de turistas que afirmam ter sido atacados por canibais.

2 – IDIOMAS

São faladas 836 línguas em Papua-Nova Guiné, sendo que existiam mais e foram extintas. É considerado um dos locais do mundo com maior variedade de idiomas. Entre as línguas oficiais estão o Inglês, Hiri Motu e Tok Pisin. Sendo que esta última é uma forma simplificada da língua inglesa, misturada com língua crioula.

3 – ANIMAIS

Cangurus não vivem somente na Austrália, em Papua Nova Guiné existem espécies que habitam as árvores. A bandeira e o brasão de armas do país são representados pela ave-do-paraíso. No país vivem os syrinx aruanus, a maior espécie de caracóis do mundo. As borboletas fêmeas com a maior envergadura do planeta, a ornithoptera alexandrae, são encontradas lá.

A ornithoptera alexandrae


4 – POPULAÇÃO

A população de Papua Nova Guiné gira em torno de 8,3 milhões de habitantes, onde 87,5% deles moram em áreas rurais. Boa parte dos habitantes não sabem ler e nem escrever, a educação em sua maioria é oferecida por instituições religiosas. A sociedade local ainda conta com algumas tribos pouco estudadas.

5 – FUTEBOL

No futebol o país é representado pela Seleção Papuásia, que já foi considerada a pior do mundo, junto com San Marino, Samoa Americana e Montserrat. Nunca disputaram a Copa do Mundo, o máximo que conseguiram foi participar por quatro vezes da Copa das Nações da OFC, sendo vice-campeões em 2016 quando sediaram a competição. Apesar de tudo, as piores derrotas foram por "apenas" 10 a 0, para a Malásia em 1976 e para a Austrália em 1980.

6 – LOCALIZAÇÃO

Papua-Nova Guiné fica na ilha de Nova Guiné, localizada entre o Sudeste Asiático e a Oceania. O país ocupa a parte leste da ilha, enquanto a Indonésia fia com o outro lado. A área total é de 462.840 km² e a capital é Porto Moresby. Quem nasce por lá é conhecido por papuásio, papuasi ou papua.

7 – ALIMENTAÇÃO

Os papuasis costumam se alimentar de inhame e bananas, junto com arroz ou peixe. O principal prato consumido pelos habitantes de Papua Nova Guiné é o sagú ou saksak, um extrato de fécula que pode ser acompanhado com suco de palmeira. Alguns tipos de batatas doces também estão no cardápio principal, essas trazidas pelos espanhóis direto da América do Sul.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito