A sanção do Programa Universidade Gratuita pelo governador Jorginho Mello foi um dos assuntos marcantes da semana na política. Com a presença de diversas autoridades (e ausência de outras), o evento ocorreu na tarde dessa terça-feira (1º), em Florianópolis. Os jornalistas Maga Stopassoli e Upiara Boschi acompanharam o ato e falaram sobre os bastidores no Plenário.
Ouça na íntegra:
A ausência do presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), Cesar Lunkes, chamou a atenção. "Uma decisão que surpreende e mostra que a insatisfação permanece, mesmo com o aumento da possibilidade de bolsas no sistema das privadas", analisou Upiara Boschi. "A judicialização não pode ser descartada", acrescentou.
Para Maga Stopassoli, após a aprovação do Universidade Gratuita, o foco dos deputados se volta às obras paralisadas. "No segundo semestre, a questão das obras vai pautar a Alesc, para além das pautas emergenciais. Por exemplo, a discussão dos 14% e o andamento das filas de saúde, e outras questões extracampo", comentou.