Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içara de olho no futuro com o Fórum do Amanhã

Depois de Criciúma, Amesc e Balneário Rincão, o evento abre debates e planejamento em mais uma frente
Por Denis Luciano Içara, SC, 11/10/2019 - 07:15 Atualizado em 11/10/2019 - 07:19
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chegou a vez de Içara ter o seu Fórum do Amanhã. É nesta sexta-feira, 11, a partir das 7h30min, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato, em uma iniciativa da Rádio Som Maior, Jornal Tribuna de Notícias e Unesc. É a quarta edição do evento, que já passou por Criciúma, região da Amesc e Balneário Rincão.

Nós estamos crescendo 15% ao ano, e isso vem aumentando a cada ano, tudo indica que vamos ampliar essa margem, acima da margem da região, do estado e muito acima do nível nacional. Esse crescimento de Içara faz com que algumas situações causem questionamentos, sobretudo na infraestrutura. Queremos identificar os principais vetores para impulsionar ainda mais”, afirma o prefeito Murialdo Gastaldon, na expectativa dos resultados do Fórum. O prefeito projeta, para depois do Fórum, a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento.

Um dos palestrantes do Fórum será o economista Egídio Martorano, gerente para assunto de infraestrutura logística e sustentabilidade da Fiesc. "A logística tem que ser muito bem pensada, para definir eixos, evitar o comprometimento da fluidez e da segurança no tráfego. Vamos mostrar de uma forma geral qual a visão da Fiesc na questão do planejamento logístico", disse.

O espaço que receberá o Fórum Içara do Amanhã

Outro painelista, o senador Dário Berger (MDB-SC), lembra a importância de adequar a mobilidade às necessidades futuras de Içara. “Esse é um grande problema do mundo moderno, a questão da logística, nas cidades a mobilidade urbana. É um problema não só de Santa Catarina ou do Brasil, mas do mundo inteiro. Sobretudo no Brasil, onde a mobilidade se dá em avenidas e rodovias, a situação é bastante grave”, comenta.

Também vai participar do evento o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), engenheiro Benony Schmitz. “Essa discussão de antever os problemas que podem aparecer por esse crescimento de 15%, acaba tendo reflexos no centro urbano da cidade. Discutir isso prematuramente evita problemas que podem acontecer no futuro. Existe isso em outras cidades, que já procuraram discutir, dando prioridade ao seu morador, ao seu cidadão”, observa.

Confira também

A importância do Fórum de Içara

Içara tem seu Fórum do Amanhã com foco no planejamento

Um dia para o Fórum Içara do Amanhã

FTC tem potencial para transportar passageiros, não apenas cargas

Logística e planejamento para Içara crescer ainda mais

Para Dário Berger, a mobilidade é um grande problema para o mundo moderno

Fórum Içara do Amanhã será o canal entre ideias e quem executa

A mobilidade intermodal como foco do Fórum Içara do Amanhã

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito