Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Para Dário Berger, a mobilidade é um grande problema do mundo moderno

Senador vai falar sobre o assunto durante o Fórum Içara do Amanhã, nesta sexta
Erik Behenck
Por Erik Behenck Içara - SC, 08/10/2019 - 09:24Atualizado em 08/10/2019 - 12:35
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

O senador Dário Berger vai falar sobre a mobilidade urbana durante o Fórum Içara do Amanhã, que acontece na sexta-feira, 11, a partir das 7h. Ele foi prefeito de São José, entre 1997 e 2004, durante uma época em que a cidade crescia bastante, semelhando ao que acontece em Içara, batendo 15% ao ano.

“Esse é um grande problema do mundo moderno, a questão da logística, nas cidades a mobilidade urbana. É um problema não só de Santa Catarina ou do Brasil, mas do mundo inteiro. Sobretudo no Brasil, onde a mobilidade se dá em avenidas e rodovias, a situação é bastante grave”, disse Berger.

A cidade em que foi prefeito é cortada pela BR-101, o que gerava dificuldade em relação aos transportes, assim precisou tomar medidas para contornar os problemas. Comparou ainda a situação com países da Europa e os Estados Unidos, que fazem investimentos, apostando nos transportes por trilhos.

“São José na época passou por uma grande transformação, os tempos eram outros, isso faz 20 e tantos anos. Como eu conhecia muito bem a cidade, eu percebia que os pontos de gargalos e de locomoção estavam cada vez mais se exaurindo. Nos horários de pico a cidade praticamente parava, a ponto de eu fazer sentido duplo em algumas vias”, concluiu.

Em Içara o desafio é superar os gargalos, a cidade conta com a Via Rápida, que liga Criciúma a BR-101, além de ser cortada pela Rodovia Paulino Búrigo e também pela Ferrovia Tereza Cristina.

https://soundcloud.com/sommaiorfm/adelor-lessa-senador-dario-berger-08102019