Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Centro de Inovação de Criciúma ainda esbarra na burocracia

Em maio de 2019, governador Moisés anunciou investimento estadual para terminar obra iniciada há dez anos pelo município
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/06/2020 - 08:25 Atualizado em 02/06/2020 - 08:39
Centro de Inovação será instalado no antigo Complexo de Educação, cujas obras começaram há dez anos / Arquivo / 4oito
Centro de Inovação será instalado no antigo Complexo de Educação, cujas obras começaram há dez anos / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Da educação para a inovação". Era com essa chamada que, em fins de março do ano passado, o 4oito chamava a atenção para a migração na vocação do prédio que começou a ser erguido há dez anos, em 2011, no largo terreno entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, para ser um aparelho da educação em nível municipal. O Complexo de Educação não se tornou realidade, acabou pivô de uma crise e, como solução, acabou transacionado entre prefeitura e Unesc. A Universidade comprou o imóvel em obras em 2014.

Em maio de 2019 o governador Carlos Moisés confirmou a nova vocação do espaço: sede do Centro de Inovação de Criciúma. Moisés anunciou a novidade durante uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). 

Em setembro do ano passado, em nova passagem pela região, Carlos Moisés destacou o repasse de R$ 8 milhões para concluir o prédio e adequa-lo ao Centro de Inovação. Na ocasião, a previsão era de inaugurar a estrutura em agosto de 2020. Faltam dois meses para esse prazo e não há qualquer sinal de que a meta será cumprida.

Câmara cobra. Vereador lembra Eduardo Moreira

O tempo passou e, até agora, nada evoluiu na prática. Criciúma segue sem Centro de Inovação. O assunto voltou à pauta nesta segunda-feira, 1, na Câmara. "No ano passado o governador esteve aqui e assinou um contrato. O que cobramos é o cumprimento do contrato", disse o vereador Pastor Jair Alexandre (PL).

Confira também - Centro de Inovação volta à pauta

"Uma coisa é abrir (o Centro de Inovação). Outra é manter. Em Criciúma vem se arrastando. Havia promessa do ex-governador que havia assumido o compromisso", lembrou o vereador Aldinei Potelecki (Republicanos), referindo o período do governo Eduardo Pinho Moreira (MDB), que havia anunciado investimento de R$ 5 milhões na época, em 2018, para construir um prédio para o Centro, no campus da Unesc, o que também não saiu do papel. 

Unesc atualiza

A reitora Luciane Ceretta lembrou que, de parte da Unesc, está tudo encaminhado para que o antigo Complexo de Educação seja convertido em Centro de Inovação. "Nós fizemos toda a organização da documentação que o Estado havia solicitado. No entanto, no meio do processo houve uma mudança sobre o gerenciamento do projeto, que agora é da Fapesc, que está dando andamento e fazendo o desfecho da documentação", afirmou. "Até esse momento nós não temos um contrato assinado, recebemos faz duas semanas uma minuta para que seja avaliada. Essa minuta foi encaminhada ao promotor Ulysséa, nós somos uma fundação, não vou encaminhar procedimento sem aval dele. Está com ele para avaliação mas isso faz duas semanas", relatou.

Confira também - Mesmo sem sede, Centro de Inovação já está na ativa em Criciúma

É necessário uma avaliação pelo Estado para a formalização do contrato que, então, permitirá as obras para a posterior instalação efetiva do Centro de Inovação. "Feita a avaliação, nós retornaremos a minuta para assinar o contrato. Não temos recurso em caixa. Pelo contrário, a Unesc fez investimento nos projetos arquitetônicos no local que ainda é de posse da Universidade", observou. "São as próprias questões legais que geraram uma certa indefinição", ponderou a reitora.

Confira também:

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo

Reunião na Unesc discute Centro de Inovação de Criciúma

Governo assegura liberação de recursos para o Centro de Inovação

Centro de Inovação: Obras só em 2019

Centro de Inovação de Criciúma deve ficar pronto em 2020

O que falta para a implantação do Centro de Inovação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito