Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo rumo à concretização do projeto

Definição de prazos e encaminhamentos burocráticos se deram em encontro na tarde desta quinta-feira, 13, na Unesc
Por Redação Criciúma - SC, 14/02/2020 - 11:46
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro de Inovação de Criciúma mais uma vez recebeu todas as atenções das equipes da Unesc, da prefeitura de Criciúma e do Governo Estado nesta quinta-feira (13/2). Em encontro realizado nesta tarde na Universidade lideranças do processo encaminharam questões burocráticas e definiram prazos para finalização da documentação e início dos trabalhos no prédio que abrigará o Centro. Com projeto já bem encaminhado, as perspectivas do grupo apontam para que assinatura do contrato final para o serviço seja realizada até o mês de abril e, com a liberação dos recursos, que as obras se iniciem na sequência.

O resultado do encontro desta quinta-feira, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mostra segurança nos encaminhamentos realizados até aqui. "A reunião foi muito produtiva. Vencemos mais uma etapa de dúvidas documentais, aspecto necessário para a segurança da Universidade e do Estado. Os recursos também foram assegurados pelo Diretor da Fapesc, uma vez que ele fará a gestão do projeto do Centro. Acreditamos, com base na reunião de hoje, que até abril tenhamos o termo de convênio assinado e, com isso, a liberação dos recursos para o início das obras", avalia.

Ao ver de perto o estágio no qual o projeto se encontra, conforme o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zobot Holthausen, o sentimento é de otimismo, já que, para ele, fica claro o ecossistema que já se instala na cidade. "A comunidade de Criciúma está muito bem organizada em torno do movimento do Centro de Inovação. Nós já vencemos algumas etapas do processo e está muito perto de Criciúma receber esse instrumento. Nas próximas semanas já devemos ter novos encaminhamentos", destaca.

O otimismo com a celeridade dos trabalhos é compartilhado também pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado, Sandro Yuri Pinheiro. "Tivemos hoje a definição dos últimos detalhes para formalizar o acordo com o governo em prol da construção do Centro de Inovação. Já estamos nos encaminhando para a conclusão do processo. Saio daqui muito otimista de que em breve teremos o acordo firmado para finalmente iniciar a obra. Espero estar aqui para ver essa inauguração muito em breve", pontua.

O processo de consolidação do projeto que até então era um sonho, para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, se fortalece progressivamente. "A cada dia temos mais certeza do caminho que estamos trilhando, do passo a passo que foi definido, com as grandes necessidades para que esse projeto esteja de pé. O trâmite vem sido cumprido da melhor forma possível e estamos evoluindo no sentido de até o meio do ano termos o início dessa obra", endossa.

O papel da Universidade em um projeto de tamanha complexidade, para Claiton, demonstra seu real engajamento em prol da comunidade. "A Unesc comprou a ideia. Está colocando não só recurso, mas tempo e energia em torno nisso. Ela vem fazendo o papel de Universidade Comunitária, se envolvendo visceralmente fazendo o negócio acontecer", finaliza.

O encontro contou ainda com a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Ribeiro Preve, do procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, e do assessor jurídico da Fapesc, Anderson Miguel.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito