Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Empresa de Criciúma reutiliza tintas industriais para pintura de pisos da fábrica

Iniciativa, além de sustentável, ajudou a economizar 80% com a pintura

Por Redação Criciúma, 02/07/2025 - 19:50 Atualizado há 10 horas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A necessidade de pintar os 12 mil m² de piso da fábrica da Canguru Embalagens mobilizou diversos setores da empresa e da própria equipe de colaboradores encontrou-se uma oportunidade de inovação. A empresa resolveu a demanda da revitalização da sinalização fabril utilizando tintas de retorno paradas no estoque e as borras - resíduos da limpeza dos equipamentos - que seriam descartadas, gerando uma economia estimada em 80%.

“Além da redução de custos, conseguimos reciclar materiais e dar giro ao estoque. As tintas reaproveitadas, chamadas de ‘tintas de retorno’, já haviam passado pelo processo de diluição com solvente e, por isso, não podiam mais ser usadas na impressão de embalagens sem comprometer a qualidade”, explica Juliane Mussak, analista de Melhoria Contínua da Canguru. Segundo ela, parte dessas tintas passou a ser aplicada diretamente na pintura do piso fabril.

Durante os testes, a equipe identificou também a possibilidade de reutilizar as borras de tinta — resíduos do processo de impressão que, até então, eram descartados. “A borra que sobra nas máquinas normalmente é encaminhada para descarte para uma empresa especializada. Mas percebemos que, se forem de cores semelhantes, elas podem ser incorporadas à tinta usada no piso. Hoje, cerca de 40% da composição da tinta utilizada internamente é feita com essas borras, o que reduz ainda mais o custo do litro de tinta”, completa Juliane.

Até agora, cerca de 8 mil m² de piso já foram pintados com essa solução. O restante da área poderá ser contemplado nas próximas etapas, previstas para o segundo semestre de 2025. A medida também facilita a manutenção. “Como há trânsito intenso de equipamentos na fábrica, os retoques são constantes. Ter tinta disponível internamente garante agilidade e contribui para manter as áreas seguras para os colaboradores”, conclui Juliane.

A iniciativa, além dos benefícios econômicos de sustentabilidade, possui influência direta também na organização interna da fábrica e na segurança das equipes. O CEO do Grupo Jorge Zanatta, Leandro Buciani, enalteceu que o projeto alcançou o sucesso graças à sinergia entre os setores envolvidos. “Temos uma demonstração do impacto da qualidade dos profissionais, aliada ao comprometimento com o objetivo de tornar nossa empresa cada vez melhor e mais eficiente”, frisa.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito