Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Amin critica traçado atual da APA da Baleia Franca

Senador defende equilíbrio entre proteção ambiental e moradias

Por Davi Brabos 02/07/2025 - 17:02 Atualizado há 10 horas
Foto: Arquivo/Especial 4oito/Lucas Sabino
Foto: Arquivo/Especial 4oito/Lucas Sabino

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O senador catarinense Esperidião Amin (PP-SC) fez duras críticas ao traçado atual da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, durante entrevista sobre o andamento de projetos no Congresso que tratam da readequação dos limites da unidade. Para o parlamentar, a definição original da APA desconsiderou completamente a realidade de quem vive nas áreas afetadas.

“O sujeito está nas nuvens, imaginou o desenho da paisagem e o resto que se arranje”, disse, ao Programa Adelor Lessa desta quarta-feira (02), na Rádio Som Maior. Segundo ele, casas construídas em áreas consolidadas estão sob risco de demolição apenas por constarem em mapas sem justificativa técnica clara. “O pior é eu demolir uma casa que já está em uma área consolidada, porque tem um risco lá no mapa, ninguém justificou quando escreveu e comeu 33% do município de Jaguaruna”, criticou.

Amin defendeu que o debate precisa considerar não apenas a proteção da Baleia Franca, mas também a realidade das famílias e comunidades que vivem na região. “Não é ser contra alguma coisa. É equilibrar o interesse desse patrimônio turístico, cultural, cênico, que é a Baleia Franca”, afirmou. “Eu não estou falando aqui de pessoas que vêm morar aqui, querem fazer um projeto. Não. Pessoas que moram, que construíram a sua vida e que sequer foram recenseadas”, amplia.

Durante a entrevista, o senador também ressaltou a importância das audiências públicas que vêm sendo promovidas para discutir o tema. Ele citou especialmente a audiência marcada para o dia 17 de julho, em Laguna, como um momento decisivo. “A audiência da Laguna vai ser a da maturação da opinião pública”, declarou.

Amin é autor de um projeto no Senado que complementa a proposta apresentada pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) na Câmara dos Deputados, ambos voltados à redefinição dos limites da APA. Para ele, é essencial respeitar o que já está consolidado. “O que é que nós queremos? Respeitar as áreas consolidadas, sem dúvida nenhuma. E procurar realmente proteger a baleia no seu habitat”, concluiu o senador.

Ouça, na íntegra, a entrevista do senador Esperidião Amin:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito