Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Associação de Carvão Mineral inicia nova fase focada em futuro sustentável

Entidade se torna "Associação Brasileira de Carbono Sustentável"
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 19/02/2024 - 15:03 Atualizado em 19/02/2024 - 15:36
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina | Foto: Divulgação
Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina | Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM) anuncia uma mudança em sua trajetória, que marca a nova fase na indústria carbonífera no país. Com quase duas décadas de atuação, a entidade passa por uma reformulação, que culmina na troca de nome para Associação Brasileira de Carbono Sustentável.

Fernando Zancan, presidente da recém-renomeada associação, destaca a necessidade de reinventar a indústria do carvão mineral diante dos desafios ambientais e das demandas por práticas sustentáveis. “O carvão tem carbono e temos que cuidar para manejar de forma sustentável. Ou seja, se o CO2 está causando problema para a atmosfera, a gente tem que manejar o CO2”, ressaltou.

Fertilizante a partir do carvão

A mudança não se limita ao nome, mas representa uma transformação integral na abordagem da indústria do carvão mineral no Brasil. A associação abre as portas para a entrada de novos sócios, especialmente aqueles que incorporam o carbono em seus produtos. A Diamante Energia, com a usina Jorge Lacerda, já integra o grupo e a JBS se une ao programa.

“A JBS, em uma usina termoelétrica no interior do Rio Grande do Sul, vem com a decisão de fazer fertilizante a partir do carvão. Ou seja, quando se imagina e projeta que o carvão está indo para o fim, o carvão se reinventa e ressurge com novos encaminhamentos”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável.

Jornada ecológica e tecnológica

A instituição visa criar uma indústria de carvão inovadora, concentrando-se na transformação de resíduos em produtos sustentáveis. Essa abordagem pretende transformar o que antes era considerado resíduo em matéria-prima para produtos ecologicamente responsáveis.

“Nós vamos fazer uma nova indústria de carvão, principalmente, pegando os resíduos que a gente tem e transformando em produtos. É uma nova fase, é uma jornada tecnológica e ecológica. Ou seja, nós estamos transformando o que é resíduo, em produtos sustentáveis”, concluiu Zancan.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito