Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Thiago 26/07/2021 - 15:32 Atualizado em 26/07/2021 - 15:39

Em 2012, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu a FIA como uma federação esportiva e incluiu o automobilismo como um esporte possivelmente olímpico, assim como o motociclismo. A cláusula que impedia que esportes à propulsão de motor fossem considerados olímpicos foi revogado em 2007.

Nas próprias olimpíadas de Londres, o automobilismo chegou a ser cogitado a ingressar nos jogos, mas o então presidente do COI, Jacques Rogge, afirmou que "o conceito que temos é que os Jogos são competições entre atletas e não equipamentos", que é uma discussão bastante válida.

Inclusive na própria Formula 1 se questiona o quanto de influência um piloto tem em proporção ao carro. Todos os atletas da categoria estão em um nível técnico altíssimo e deveriam competir de igual para igual, e não haver uma dominância tão discrepante.

Da mesma forma que esportes olímpicos também tem influência não-humanas, como os cavalos nos esportes equestres, as bicicletas no ciclismo, que podem ter variados conceitos aerodinâmicos, e os trenós do bobsled (jogos de inverno), que são praticamente carros sem motor, só usando a força da gravidade, mas que também entram na questão de equipamentos desenvolvidos para ter melhor aerodinâmica e um peso ideal para atingir a máxima velocidade de descida.

Outra situação que entra é a de o esporte ter sua própria força sozinha, sem nunca ter precisado do auxílio de um evento grandioso, assim como o futebol, que apenas atletas sub-23 participam. De um modo geral, não existe interesse dos grandes pilotos participarem de uma competição olímpica, visto que já estão muito consolidados no esporte e tem um alto índice de investimento de empresas do mundo inteiro.

Mas o principal fator que impede que tudo isso aconteça é a Carta Olímpica, que indica que a modalidade precisa ser praticada em pelo menos 75 países e quatro continentes diferentes, e mulheres de 40 países e três continentes. E não existe uma categoria específica que preencha todos estes requisitos, visto que cada competição tem um regulamento diferente, com regulações de carros distintos. Fora que também não existe muitas competições femininas, o que descartaria completamente a entrada do esporte nos jogos.

A única maneira de o esporte à motor se tornar parcialmente viável seriam com carros de modalidade única, como os de Formula 3 e F4, ou até mesmo migrar para o kartismo.

Lógico que para o amante da velocidade, seria interessantíssimo ver os grandes pilotos defenderem as cores de seu país. Já imaginou, por exemplo, Senna e Piquet representando o Brasil e disputando medalhas?

Por Thiago 19/07/2021 - 13:42 Atualizado em 19/07/2021 - 13:59

A Porsche Cup e a Copa Truck foram os grandes destaques do automobilismo nacional neste final de semana. E, claro, não pôde faltar nossos representantes da casa.

Em Interlagos, André Gaidzinski conquistou dois pódios em sua categoria, com dois quartos lugares – vale lembrar que o pódio na Porsche Cup é composto por cinco pilotos – além de ter largado na pole position na corrida de domingo.

Luca Bassani

Ele começou o sábado com uma batida forte no treino classificatório, mas ainda conseguiu fazer o 10º melhor tempo. E largando em primeiro no domingo, depois do grid invertido, se envolveu em um toque com Raijan Mascarello, que o levou para a oitava posição no geral.

“Infelizmente, participei de um acidente, o que me fez perder algumas posições. Poderia ter chegado mais para frente, mas nós temos que comemorar que pelo menos ficamos na pista depois do acidente que teve”, contou o criciumense. A surpresa, no entanto, foi que a vitória ficou com o ator da Globo Caio Castro, que vem em sua temporada de estreia na categoria.

Danilo Alamini, piloto da Copa Truck, disputou mais duas etapas no circuito de Cascavel. Ele levou dois troféus para casa, com um segundo lugar no sábado e um terceiro lugar no domingo, fazendo uma ótima corrida de recuperação depois de ter largado em último, por causa de uma batida na primeira corrida do dia.

“Estou muito feliz em conseguir novamente pegar um pódio e representar a minha cidade, o meu estado. Poderia ter levado mais um troféu pra casa, mas já está ótimo”, celebra Danilo.

A Equipe Farben, representada pelo piloto Enzo Elias, também teve seu momento de glória nesse domingo na Porsche Carrera Cup 4.0. Depois de ficar em sexto no sábado, ainda sofrendo de problemas no carro desde a etapa de Curitiba – quando se envolveu em toque com Pedro Aguiar -, Enzo conquistou o segundo lugar no domingo.

“A gente tinha um ritmo forte no começo, chegando no Werner [Neugebauer]. Mas na relargada ele teve vantagem e eu fui no instinto. Depois comecei a ter problemas com a traseira do carro, ficando bem solto. Felizmente consegui me defender e terminar em segundo, voltando a pontuar bem no campeonato”, conta o piloto como foi a corrida.

Por Thiago 15/07/2021 - 12:00 Atualizado em 15/07/2021 - 17:46

2022 será um ano diferente para a Formula 1. Isso porque o regulamento terá uma drástica mudança que deve criar uma nova era na categoria.

Na manhã desta quinta-feira, foi apresentado o conceito dos novos carros para o ano que vem, priorizando um alto corte de gastos e um modelo padronizado, algo próximo da Formula Indy.

A primeira novidade é o 'efeito solo'. Banido no início dos anos 2000 por questões de segurança, o sistema gera downforce na parte inferior do carro, dando estabilidade e a mais pura velocidade de um carro de Formula 1. Desta maneira, todos os outros artifícios criados para amenizar este efeito, como as asas e a estrutura lateral serão simplificadas.

 

 

Nota-se também que o bico e a asa dianteira não são as mesmas em todas as fotos, portanto as equipes poderão fazer algumas alterações na questão aerodinâmica.

Sobre a questão dos motores, que deve fazer a diferença para os carros do ano que vem, eles serão congelados até 2025, quando a configuração atual dos V6 Turbo Híbrido será substituído. Segundo o ex-engenheiro de motores da Renault, o brasileiro Rico Penteado, em entrevista ao site Motorsport.com, "2022 será muito importante para definir o campeonato dos próximos três. Quem ganhar em 2022 provavelmente vai ganhar 2023, 2024 e talvez 2025".

Por Thiago 12/07/2021 - 11:21 Atualizado em 12/07/2021 - 11:22

A Formula 1 vem testando novos formatos de treino classificatório para substituir o atual Q1, Q2 e Q3. Em 2016, por exemplo, foi implantado um sistema eliminatório que ia excluindo os pilotos com a volta mais lenta a cada 90 segundos, e que foi banido após duas etapas. Desde então, a classificação atual consiste em três sessões, na qual ao término de cada uma delas, cinco pilotos são eliminados, até sobrar os dez primeiros que disputam a pole position.

Esse formato não irá mudar, mas será acrescentado um novo modelo para determinar o grid de largada: são as chamadas 'Corridas de Classificação'.

Ela será realizada no sábado e consiste em uma corrida curta, com cerca de ⅓ da quilometragem da prova oficial, sem troca de pneus obrigatória. O primeiro colocado ganha 3 pontos, o segundo, 2, e o terceiro, 1. O resultado dessa corrida vai servir como definição para grid do GP no domingo.

Com isso, o treino classificatório com formato tradicional passa a ser realizado na sexta-feira, e define a posição de largada de cada um na 'minicorrida' de sábado.

O novo sistema já inicia neste final de semana em Silverstone, e ainda será testado em Monza e possivelmente em Interlagos.

CRONOGRAMA RESUMIDO

SEXTA-FEIRA: Treino livre 1 (60 minutos) e Classificação para a 'minicorrida' (com Q1, Q2 e Q3);

SÁBADO: Treino livre 2 (60 minutos) e Corrida classificatória (100km);

DOMINGO: Corrida de distância completa.

Por Thiago 08/07/2021 - 10:16 Atualizado em 08/07/2021 - 11:08

Sempre um dos principais momentos do campeonato, as corridas da Stock Car em Cascavel são aguardadas pelos pilotos como um dos maiores desafios do ano. Em um traçado de 3.058 metros que tem entre suas características uma sequência de retas e curvas de alta e média velocidade, onde está inserida a famosa Curva do Bacião, a pista paranaense ocupa um lugar especial no panteão de desafios de pilotos e equipes: vencer ou fazer a pole em Cascavel tem sabor especial.

Créditos: Duda Bairros/Stock Car

“É lá também onde os Stock Cars atingem altos níveis de força G lateral por mais tempo, exigindo um prolongado esforço físico do piloto”, destaca o engenheiro Eduardo Bassani, da equipe Full Time. “Embora seja a pista na qual o acelerador é o grande protagonista, Cascavel não é o traçado onde os Stock Cars chegam às suas maiores velocidades. Essa marca pertence a Goiânia e Interlagos, onde os carros margeiam os 260km/h nas retas principais”, observa.

STOCK CAR - CASCAVEL - TRANSMISSÃO: BAND, SPORTV E YOUTUBE

Sexta-feira, 9 de julho

15h55 – 16h05 – Shakedown

Sábado, 10 de julho

09h00 – 10h10 – Treino livre 1

12h05 – 13h15 – Treino livre 2

15h10 – 15h55 – Classificação

Domingo, 11 de julho

11h00 – 11h10 – Warm up

12h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

12h48 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Por Thiago 05/07/2021 - 10:02 Atualizado em 05/07/2021 - 11:41

Esse é o placar de voltas lideradas em Red Bull Ring nessas duas últimas semanas. Max Verstappen vive um momento de Hamilton, num domínio absoluto, e que pela primeira vez deixou o britânico vulnerável na briga pelo título.

Duas vitórias perfeitas, sob festa da grande onda laranja, inclusive uma das poucas torcidas de pilotos que eu já vi em toda a minha vida. Acredito que apenas Valentino Rossi seja comparável. Público de 132 mil pessoas presentes na Áustria, recorde do ano, na casa da Red Bull, para verem seu piloto conquistar sua quarta vitória na pista, recordista em Spielberg.

© Getty Images

Se por um lado é festa, do outro um caos. Hamilton saiu de lá apenas em quarto lugar, atrás do companheiro de equipe e a mais de 20 segundos de Lando Norris, jovem piloto da McLaren. Um final de semana para esquecer.

Já são 32 pontos de vantagem do holândes, mais de uma vitória de diferença.

Depois do sétimo título, Michael Schumacher também sofreu do mesmo mal. Viveu seu melhor ano em 2004, conquistando vitórias e pódios em praticamente todas as provas. E em 2005, um tal de Fernando Alonso apareceu para deixar o alemão sem jeito.

Estamos quase na metade da temporada, e, ao que tudo indica, esse ano parece já ter dono.

Por Thiago 01/07/2021 - 09:45 Atualizado em 01/07/2021 - 14:51

A Formula 1 chega mais uma vez ao circuito de Spielberg, dessa vez para o GP da Áustria, diferente de semana passada quando o nome era GP da Estíria, mas que era na mesma pista. 

Em 2002, foi nessa pista que aconteceu a clássica cena do "Hoje não, hoje sim!", frase mais marcante de Cleber Machado em sua trajetória narrando F1, em que Rubens Barrichello deixa Michael Schumacher ultrapassar na linha de chegada, uma das situações mais vergonhosas da história da categoria. Nessa época, o circuito ainda se chamava A1-Ring e em 2004 sairia do calendário por problemas financeiros da antiga dona.

Circuito de Red Bull Ring

Em 2008, a Red Bull comprou o autódromo, gastando 70 milhões de Euros para fazer a reforma e no ano seguinte a pista retornou a ativa. Em 2014, a Formula 1 recolou o GP da Áustria no calendário.

A pista hoje, é uma das mais curtas do calendário, com 4.318 metros e 10 curvas, pouco mais de um minuto é necessário para completar uma volta.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (02/07) - Treino Livre 1 às 6:30 (BandSports)

Sexta-feira (02/07) - Treino Livre 2 às 10:30 (BandSports)

Sábado (03/07) - Corrida 1 Formula 3 às 5:35 (BandSports)

Sábado (03/07) - Treino Livre 3 às 7:00 (BandSports)

Sábado (03/07) - Classificação a partir das 10:00 (BandSports)

Sábado (03/07) - Corrida W Series às 11:30 (SporTV)

Sábado (03/07) - Corrida 2 Formula 3 às 12:45 (BandSports)

Domingo (04/11) - Corrida 3 Formula 3 às 6:05 (BandSports)

Domingo (04/11) - GP da Áustria às 10:00 (TV Band)

No @HoradeAcelerar no Instagram, você confere a outras programações do final de semana.

Por Thiago 29/06/2021 - 10:34 Atualizado em 29/06/2021 - 10:36

O brasiliense Enzo Elias, piloto da equipe içarense Farben, fez uma excelente prova de recuperação neste domingo na Porsche Cup em Curitiba.

Ele começou o sábado com a sexta posição no grid e fez uma excelente largada na primeira corrida, pulando para quarto. Mal havia completado a primeira volta e se envolveu em um acidente com Pedro Aguiar, que demorou demais para frear na curva 1 e jogou seu carro em cima do #73 da Farben.

Foto: Luca Bassani

Os danos causados no acidente provocaram o abandono de ambos os pilotos. “Tomamos um toque logo na largada, um toque não, uma bela de uma pancada e comprometeu o resto da nossa corrida. Infelizmente jogo essa corrida fora, era muito importante para o campeonato, já tinha recuperado duas posições na largada”, comentou o piloto.

No domingo, largando apenas na 18ª colocação, devido a sua posição final na prova 1, ganhou seis posições na primeira volta. No decorrer, foi escalando o pelotão, também se aproveitando de punições e erros de outros pilotos até chegar na sétima colocação.

“Foi uma boa corrida, a gente conseguiu salvar bons pontos. A infelicidade de ontem comprometeu o resultado de hoje. Nem todo final de semana é de vitória”, destacou Enzo, que foi o piloto que mais ganhou posições na segunda prova, 11 ao todo.

O brasiliense, que era o líder do campeonato da Carrera 4.0 em Velocittá, agora cai para quinto. A Porsche retorna dia 17 de junho em Interlagos.

Por Thiago 28/06/2021 - 10:05 Atualizado em 28/06/2021 - 12:11

Final de semana terminou positivo para o criciumense André Gaidzinski, que saiu de Curitiba, na segunda etapa da Porsche Cup, com dois troféus na conta. 

Mas André não teve um começo muito bom. Ele foi apenas o 17º colocado na classificação, ficando de fora do Top-10, diferente do bom resultado em Velocittá. "Ficamos lá atrás no pelotão e tivemos que buscar (o resultado). Ou seja, foi um trabalho, aquela coisa de estar ultrapassando e buscando o nosso lugar, que é lá na frente", comentou o piloto.

Na prova de sábado, Gaidizinski foi escalando o grid até chegar na décima posição, que também lhe concedia o quinto lugar na categoria GT3 3.8 Sport. Como o pódio é composto pelos cinco primeiros colocados, primeiro troféu do final de semana para galeria do criciumense.

Foto: Luca Bassani

No domingo, outro grande resultado. Largou em décimo, se manteve no top-10 por toda a prova, e após um enrosco entre Leonardo Sanches e Ricardo Fontanari, conseguiu terminar em nono no geral, o terceiro lugar em sua categoria. Mais um troféu na conta.

“O final de semana foi com um saldo bastante positivo, consegui buscar posições e terminar no Top 10 geral nas duas corridas, coroando com o terceiro lugar na corrida deste domingo”. O criciumense agora tem três pódios acumulados em quatro corridas disputadas e ocupa a sexta colocação na classe Sport.

Por Thiago 25/06/2021 - 09:12 Atualizado em 25/06/2021 - 10:32

Formula Feminina? Sim, existe. A W Series teve sua estreia em 2019 como uma forma de dar mais oportunidades para mulheres no automobilismo. Uma categoria bem equilibrada, com todos os carros iguais (Formula 3, mesmo monoposto utilizado pela F-Regional) e seletiva para participar da competição.

Divulgação: W Series

Este ano teremos uma representante brasileira na disputa, a catarinense de Caibi, Bruna Tomaselli, de 23 anos. Ela já disputou diversos campeonatos pelo Brasil e também passou pela USF2000, uma das catogorias de base da Formula Indy. Em 2020, participou do Next Season, um reality show da equipe KTF, em que o prêmio seria uma vaga na Stock Light, e também participou do Império Endurance Brasil, conquitando um pódio. Pela primeira vez na carreira, participa de um campeonato a nível mundial. "Fizemos a pré-temporada em País de Gales. Foram vários dias de testes, já com o carro que vamos correr o campeonato, e eu fui muito bem", destacou a piloto em entrevista ao @HoradeAcelerar.

Ela também contou como foi passar pela seletiva da W Series. "Eu e mais 14 ou 15 meninas fomos para Almeria, na Espanha, em setembro de 2019. Foram três dias de testes, éramos divididas em dois grupos, um andava de manhã e outro à tarde, e lá tínhamos que dar o melhor na pista, tinha muito trabalho com o engenheiro, alguns trabalhos físicos. Então eles avaliaram tudo, não só o melhor tempo de pista, mas a evolução do piloto. E um mês depois eles deram o resultado".

A W Series corre em suporte à Formula 1 e inicia neste sábado às 10:30 no circuito de Red Bull Ring, na Áustria, com transmissão do SporTV.

Confira a entrevista completa abaixo:

 

Por Thiago 24/06/2021 - 09:34 Atualizado em 24/06/2021 - 11:18

A Porsche Cup estará de volta neste sábado, na etapa de Curitiba. Nossos representantes da casa estarão mais uma vez na disputa, o piloto André Gaidzisnki correndo pela categoria GT3 3.8 e a equipe Farben, de Içara, representada por Enzo Elias na Carrera Cup 4.0.

Depois de conquistar um pódio na segunda corrida de Velocittá, Gaidzinski espera repetir a dose no circuito paranaense. "Estamos brigando por dois pódios, tanto na primeira quanto na segunda corrida. Não só na nossa categoria GT3 Sport, mas na geral também. A gente tem condições para isso", comenta o criciumense. Ele também vem mostrando grande evolução na classificação, já que esteve entre os dez primeiros na etapa de Mogi Guaçú.

André Gaidzinski / Foto: Luca Bassani

Já a equipe de Içara chega com um objetivo mais ambicioso, já que eles são os líderes do campeonato e vem de dois pódios na primeira etapa. E Enzo tem boas lembranças da pista, visto que em 2019 foi fundamental para que conquistasse o título da GT3. "Naquele ano, a gente foi muito rápido lá, brigamos pela pole position e ganhei a primeira corrida no sábado. E vou brigar de novo lá, sei que a gente tem boas chances", comentou o piloto brasiliense.

Enzo Elias Farben / Foto: Luca Bassani

Confira os horários da Porsche Cup para não perder nada! Lembrando que as transmissões acontecem na Band, SporTV e no Youtube da Porsche Cup Brasil.

Sábado, 26 de junho

09:15 – 09:30 – Classificação –  CARRERA 4.0

09:45 – 09:55 – Classificação (Top 10) –  CARRERA 4.0

10:05 – 10:20 – Classificação –  GT3 3.8

10:35 – 10:45 – Classificação (Top 10) –  GT3 3.8

13:22 – 13:50 – Corrida 1 – (25 min + 1 volta) –  CARRERA 4.0

14:10 – 14:38 – Corrida 1 – (25 min + 1 volta) – GT3 3.8

Domingo, 27 de junho

14:22 – 14:50 – Corrida 2 / Race 2 – (25 min + 1 volta) –  CARRERA 4.0

15:10 – 15:38 – Corrida 2 / Race 2 – (25 min + 1 volta) –  GT3 3.8

Por Thiago 21/06/2021 - 09:45 Atualizado em 21/06/2021 - 10:58

Schumacher x Hakkinen, Alonso x Schumacher, Hamilton x Massa, Alonso x Vettel, Hamilton x Rosberg, Vettel x Hamilton... Foram tantos duelos na Formula 1 desde o início dos anos 2000 que fica complicado de avaliar onde está, na história, o grande duelo de momento entre um heptacampeão e um jovem talento em em seu nível mais alto.

O único que mais se aproxima é o embate de 2006. Schumacher, sete vezes campeão do mundo e em reta final de carreira, contra Alonso, um jovem espanhol que havia conquistado o título em 2005. A diferença, neste caso, é que o espanhol dominou a primeira metade de campeonato, e a Ferrari só foi começar a reagir a partir do GP dos Estados Unidos, inclusive com Felipe Massa tendo forte colaboração auxiliando o alemão. Tanto que desde aquele momento, Alonso só venceu uma prova, e Schumacher chegou a ser líder por uma corrida, mas perdeu na última etapa, no Brasil.

Foto: AFP

Agora, o momento é outro. Hamilton continua o mesmo dos sete títulos, e Verstappen, com um carro também muito competitivo, conseguindo brigar por poles e vitórias, travam um duelo histórico desde a primeira etapa. Diferente do duelo de 2006, não existe um domínio claro de uma equipe em momentos distintos, mas uma guerra declarada entre Red Bull e Mercedes, que vai ser decidida não apenas nas pistas, mas no emocional, psicológico e mental, quase como Hunt x Lauda no filme Rush (sem que ninguém se acidente, claro).

O campeonato deste ano anda tão disputado que até o GP da França, que tem um dos piores circuitos do calendário, sempre corridas mornas por lá, foi bem movimentada. Verstappen venceu, e ainda contou com uma revanche do que aconteceu em Barcelona, uma vitória na estratégia, que deixou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, desconcertado. Hamilton liderou a maioria das voltas em Paul Ricard, mas em nenhum momento esteve claro que iria vencer, o oposto do que vinha acontecendo nas corridas anteriores.

Por Thiago 17/06/2021 - 10:49 Atualizado em 17/06/2021 - 11:06

Tem Brasil de volta às pistas neste sábado! A Formula 3 retorna a ativa em Paul Ricard, na França, como corrida suporte da Formula 1, após um mês de intervalo desde a primeira etapa em Barcelona. Os brasileiros Caio Collet e Enzo Fittipaldi estarão na disputa, depois de bons desempenhos na Espanha: Caio vem de um pódio e Enzo de uma quase vitória na corrida 2.

O @HoradeAcelerar conversou com Collet, que está com boa perspectivas para a França. "Acho que ainda tem muito a melhorar, eu ainda preciso me adaptar melhor ao carro. Principalmente em classificação, que em Barcelona não fui muito bem (oitavo colocado), já que meu carro estava muito bom. Se a gente conseguir acertar e conseguir classificar entre os cinco primeiros vou ficar bem feliz e brigar por um pódio na corrida principal, a de domingo, é meu próximo objetivo", comentou o piloto.

Dutch Photo Agency
Créditos: Dutch Photo Agency

O brasileiro é sexto colocado no campeonato, com 20 pontos, quatro a menos que seu companheiro de equipe Victor Martins.

Confira a entrevista completa ao Hora de Acelerar:

 

Por Thiago 14/06/2021 - 10:32 Atualizado em 14/06/2021 - 20:14

Nunca vi tanta bandeira vermelha balançada quanto teve nessas últimas duas semanas. Em qualquer lugar, uma bandeira vermelha simboliza perigo, que algo grave aconteceu ou que há um grande risco de um problema aparecer. No automobilismo de hoje, esse tipo de sinalização é raro, principalmente com o tanto de segurança que os carros tem, que mesmo com uma batida forte, apenas um sinal de atenção para os pilotos é necessária. 

Mas nesses dois últimos finais de semana, em pelo menos em três corridas importantes, essa situação incomum passou a ser 'regra'. Na Formula 1, por exemplo, tivemos a sinalização de perigo máximo acionada praticamente a cada dez minutos no sábado, e mais uma vez no domingo. E não é porque as corridas de repente ficaram extremamente perigosas, mas existe uma nova forma de aplicar a bandeira vermelha: a de aproveitar o tempo de evento.

Vejamos o caso do basquete ou futsal, toda vez que a bola vai para fora, ou é falta, ou paralizado por qualquer situação, o cronômetro para. E isso continua até que a partida termine rigorosamente no minuto determinado, sem acréscimos. No automobilismo não existe tempo extra, se a corrida tem duração de 50 voltas, ela não terá 51, mesmo que tenha dez paralizações.

E é justamente por isso que a Formula 1 parou a prova faltando duas voltas para acabar no Azerbaijão; ou a Indy que também mandou uma bandeira vermelha em Detroit neste sábado, mesmo que a batida que originou isso tenha sido um acidente normal; ou na prova de ontem na Nascar, onde simplesmente não existiu bandeiras amarelas, apenas verdes e vermelhas, para aproveitar rigorosamente todas as 100 voltas no Texas.

Marcus Ericsson venceu a Indy no sábado, se aproveitando da bandeira vermelha no final

 

Por Thiago 10/06/2021 - 11:10 Atualizado em 10/06/2021 - 14:33

Neste domingo, a Nascar, principal categoria norte-americana, realiza o All-Star Race, tradicional evento anual que acontece desde 1985, de caráter amistoso, que reúne os principais nomes da categoria, sempre mais curtas que as corridas oficiais e que servem para testar novos formatos de competição, fora o prêmio de 1 milhão de dólares.

Pela primeira vez, a corrida acontece no oval do Texas, depois de mais de 30 anos sendo sediado em Charlotte. Esses eventos de All-Star são muito tradicionais nos esportes americanos, como na NBA, no futebol americano, beisebol, etc., e que geralmente reúnem times dos melhores jogadores de cada conferência.

Divulgação: Nascar

O @HoradeAcelerar preparou uma agenda para você ficar ligado no que acontece no mundo da velocidade para este final de semana.

NASCAR - TEXAS

Sábado (12/06) - Corrida Truck Series às 14:00

Sábado (12/06) - Corrida Xfinity Series às 17:00

Domingo (13/06) - All-Star Race a partir das 19:00

Onde assistir: Fox Sports e ESPN App

FORMULA INDY - DETROIT

Sábado (12/06) - Classificação a partir das 12:00

Sábado (12/06) - Corrida 1 às 15:00

Domingo (13/06) - Classificação a partir das 10:15

Domingo (13/06) - Corrida 2 às 13:40

Onde assitir: TV Cultura e App Arena Indy

WEC - 8 HORAS DE PORTUGAL

Sábado (12/06) - Classificação a partir das 14:00

Domingo (13/06) - 8 Horas de Portugal às 7:00

Onde assistir: Fox Sports e ESPN App

IMSA - DETROIT

Sábado (12/06) - Corrida às 18:00

Onde assistir: Fox Sports ou ESPN App

Por Thiago 07/06/2021 - 11:43 Atualizado em 07/06/2021 - 18:11

A Formula 1 esteve em Baku neste final de semana para a sexta etapa da temporada, numa pista que já prometia ter uma das melhores corridas do ano, pelo fato de ser o circuito mais completo do calendário.

Além da pista ser cheio de características diferentes, os carros estavam bem mais equilibrados do que o normal. A Ferrari tinha um carro mais rápido nas curvas, o motor Mercedes era um monstro de retas e a Red Bull mostrava ter um conjunto mais completo. A briga pela pole já estava bem mais aberta que o tradicional Hamilton x Verstappen, tanto que foi Charles Leclerc que conquistou a melhor volta (de novo!).

Na corrida, a Ferrari perdeu terreno, e a Red Bull cresceu. Verstappen e Sergio Pérez ultrapassaram Hamilton nos boxes,  e a dobradinha da equipe dos energéticos estava feita. O britânico continuava a pressionar e o restante do pelotão continuava muito próximo. De repente, há quatro voltas do fim, no meio da reta principal, o pneu traseiro do líder da prova estourou e Verstappen estampou o muro em cheio, a bandeira vermelha foi acionada.

Pérez era líder, com Hamilton em segundo e Sebastian Vettel, com uma mera Aston Martin, o terceiro. A corrida retornou com uma nova largada parada, fatando apenas duas voltas para o fim, parecendo as 'prorrogações' da Nascar. Na relargada, Hamilton passa reto na primeira curva e joga a liderança do campeonato fora, Pérez, Vettel e Gasly se aproveitam e conquistam o pódio mais improvável da temporada.

Desde que a norteamericana Liberty Media assumiu o comando da Formula 1, a categoria vem ganhando uma cara muito mais interessante e de entretenimento, que de fato vem repopularizando o esporte.

Fiquem aqui com os melhores momentos da corrida, porque esse merece:

 

Por Thiago 03/06/2021 - 09:09 Atualizado em 04/06/2021 - 10:25

A Formula 1 chega neste final de semana à Baku, uma das pistas mais estreitas do calendário, mas que sempre proporciona ótimas corridas.

Uma pista de rua como Mônaco, com enormes retas, como em Montreal, mais de 20 curvas como em Singapura, e um comprimento de seis quilômetros, muito próximo da distância de Spa-Francorschamps, na Bélgica. Essas características fazem o circuito do Azerbaijão ser o mais diversificado da F1, e sempre é uma forte candidata a melhor corrida do campeonato.

Em 2017, por exemplo, vimos uma fenomenal batalha entre Vettel e Hamilton, que acabou com a paciência do alemão, jogando o carro pra cima do britânico em serviço de Safety Car. Em 2018, Bottas liderava a corrida e teve um furo de pneu completamente inesperado, caindo no colo de Lewis. E em 2019, Bottas venceu a corrida depois de ter de brigar ferrenhamente com Hamilton até a linha de chegada. Algo em comum em todas as corridas são os acidentes e entrada do carro de segurança, isso sempre traz uma emoção a mais na prova.

Vamos aos horários para você não perder nada.

FORMULA 1 - GP AZERBAIJÃO

Sexta-feira (04/06) - Treino Livre 1 às 5:30

Sexta-feira (04/06) - Treino Livre 2 às 9:00

Sábado (05/06) - Treino Livre 3 às 6:00

Sábado (05/06) - Classificação à partir das 9:00

Domingo (06/06) - GP do Azerbaijão às 9:00

Onde assistir: Band e Band Sports

FORMULA 2 - ETAPA DE BAKU

Sexta-feira (04/06) - Treino Livre 1 às 3:25

Sexta-feira (04/06) - Classificação às 7:30

Sábado (05/06) - Corrida 1 às 4:25

Sábado (05/06) - Corrida 2 às 10:40

Domingo (06/06) - Corrida principal - 5:45

Onde assistir: BandSports

MOTOGP - GP DA CATALUNHA

Sexta-feira (04/06) - Treino Livre 2 às 9:10

Sábado (05/06) - Treino Livre 4 às 8:30

Sábado (05/06) - Classificação a partir das 9:10

Domingo (06/06) - GP do Azerbaijão às 8:00

Onde assistir: Fox Sports

Motorsport Images

NASCAR

Sábado (05/06) - Corrida Xfinity Series às 14:00 - Circuito de Mid-Ohio

Domingo (06/06) - Corrida Cup Series às 17:00 - Circuito de Sonoma

Onde assisitr: Fox Sports e ESPN App

IMPERIO ENDURANCE BRASIL - ETAPA DE CURITIBA

Sábado (05/06) - Corrida a partir das 11:30

Onde assistir: BandSports

Fotos: Rodrigo Ruiz

 

Por Thiago 01/06/2021 - 11:27 Atualizado em 01/06/2021 - 11:28

A Farben Tintas reestreou na Porsche Cup neste final de semana no Autódromo de Velocittá, em Mogi Guaçu, e já levou dois pódios para casa. A marca de Içara é representada pelo brasiliense Enzo Elias, jovem piloto de 19 anos, que conquistou o título de 2019 da classe 3.8 e foi vice-campeão da 4.0 no ano passado, perdendo apenas para o hexacampeão Miguel Paludo.

Enzo começou o sábado largando na terceira colocação. Com pista molhada, o piloto da Farben se destacou ao ultrapassar Matheus Iorio e estar num ritmo muito próximo do líder Paludo. "Perdemos um pouco de tempo na largada com Safety Car, perdemos uns sete minutos numa corrida de 25, e não tivemos tempo para alcançar o primeiro colocado, mas sabíamos que o segundo lugar já era um bom resultado para o campeonato", falou Enzo para o @HoradeAcelerar.

Na prova de domingo, ele largou em sétimo, com a inversão dos oito primeiros, e fez ultrapassagens fenomenais, pulando para terceiro. "Acho que foi uma das minhas melhores largadas, se não foi a minha melhor da Porsche". Em seguida, o farol direito do carro ficou danificado, por conta de uma enrosco na largada, mas não foi um empecílho para que o brasiliense conquistasse novamente a segunda colocação e colocasse uma margem de 16 segundos sobre Pedro Boesel.

Créditos: Luca Bassani
Farol destruído logo na primeira volta // Créditos: Luca Bassani

Adversário direto na briga pelo título, Miguel Paludo ficou preso atrás de Werner Neugbauer durante toda a corrida, e terminou apenas na sétima colocação. Isso pôs o piloto da Farben na liderança do campeonato com 38 pontos. "Foi um final de semana perfeito, realizamos tudo o que tínhamos que realizar. Agora é focar na próxima etapa, brigar para defender a liderança e brigar por vitórias e pole positions"., completou Enzo.

Créditos: Luca Bassani
Enzo Elias // Créditos: Luca Bassani

A Porsche Cup retorna agora dia 26 de junho, em Curitiba.

Por Thiago 31/05/2021 - 16:27 Atualizado em 31/05/2021 - 20:10

A Porsche Cup iniciou neste final de semana no Autódromo de Velocittá, em Mogi Guaçu. O piloto criciumense André Gaidzinski voltou às pistas para sua quarta temporada pela categoria GT3 3.8 Sport, e conseguiu garantir um pódio logo na primeira etapa.

Gaidzinski começou o sábado já fazendo o sétimo melhor tempo geral na classificação. Na segunda parte do treino sofreu uma batida na saída dos boxes, e acabou tendo mais dificuldades para marcar uma volta boa, terminando o treino com o décimo lugar no grid.

À tarde, o piloto do carro #14 retornou para a primeira corrida do final de semana, na qual não teve o resultado esperado, foi apenas o 11º na sua categoria. "Quando estava em quarto, me enrosquei com três pilotos, perdi as posições e levei um contato do Leonardo Sanchez e acabei só em 15º na geral", comentou o piloto.

Foto: Luca Bassani/Divulgação
Foto: Luca Bassani/Divulgação

No domingo, depois de uma bela cerimônia de abertura, com todos os 46 carros alinhados no grid e hino nacional cantado por Luiza Possi, André fez uma excelente corrida de recuperação. Partiu de 15º e acabou na oitava colocação. A segunda prova foi um show de acidentes, e o criciumense teve muito cuidado para não se enroscar com algum deles. "Parecia um labirinto, vinha carro de tudo quanto é lado. Consegui escapar ileso, e no fim conseguimos terminar em quinto na nossa categoria".

A posição final colocou o piloto no pódio, já levando o primeiro troféu para casa, e como de costume, levou a bandeira de Santa Catarina.

Foto: Luca Bassani/Divulgação
Foto: Luca Bassani/Divulgação

A Porsche Cup retorna dia 26 de Junho em Curitiba.

Por Thiago 28/05/2021 - 10:53 Atualizado em 28/05/2021 - 10:54

O criciumense André Gaidzinski chega a sua quarta temporada na Porsche Cup neste sábado e domingo (29 e 30 de maio) no autódromo de Velocitta, em Mogi Guaçu. O piloto chega muito confiante para a disputa, depois de seis pódios conquistados no ano passado. "Vamos brigar pelo campeonato, porque estamos andando muito bem. Estava treinando no simulador, fiz um tempo muito próximo do ideal, 1:29,7, que é uma marca excelente".

André disputará seis etapas de Sprint (corridas curtas) neste ano e não deverá participar do Endurance (longa duração). Os circuitos confirmados são, além de Velocittá, Curitiba, Interlagos e Goiânia.

Esta primeira etapa da competição terá um novo formato com uma corrida no sábado e outra no domingo. Serão dois treinos classificatórios, C1 e C2, sendo o C1 com 15 minutos de duração, e com participação de todos os pilotos participam do treino. E o C2 terá 10 minutos de duração, no formato de top-10, onde somente os 10 melhores pilotos do C1 participam. O resultado do treino classificatório forma o grid da Corrida 1, de sábado. Já a Corrida 2, de domingo, larga de acordo com o resultado da Corrida 1, com a inversão dos 6, 7 ou 8 primeiros do grid da Corrida 1, definido em sorteio ao término da Corrida 1.

O grid também contará com o ator Caio Castro pilotando um dos carros GT3 Cup, pontanto será um dos rivais de Gaidzinski neste ano. "Ele está treinando há um ano, ele corre direitinho", comentou também o criciumense.

Além de Caio, a Porsche também confirmou uma presença feminina depois de sete anos. Se trata de Carol Aranha, piloto que vem do programa de treinamento da marca alemã, e que venceu uma prova de Sprint no circuito de Hungaroring.

Confira a entrevista completa com André Gaidzinski:

 

1 2 3 4

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito