Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Virada de mesa em 1993

Almanaque da Bola #387
Por João Nassif 14/08/2019 - 10:58

O campeonato brasileiro de 1993 teve um regulamento que foi uma vergonha. A CBF decidiu que participariam os integrantes do Clube dos 13 mais Bragantino, Sport e Guarani que ficaram em melhores posições no ano anterior.

Estes 16 times foram divididos na primeira fase em dois grupos A e B de quatro com os três primeiros de cada grupo classificados para a segunda fase.

Ao mesmo tempo foram formados mais dois grupos C e D com oito clubes, classificando-se os dois primeiros de cada grupo, sendo que os quatro últimos de cada um desses grupos seriam rebaixados para a segunda divisão em 1994. Os não rebaixados disputariam a primeira divisão em 1994.

Estes grupos disputaram uma espécie de seletiva, mas a grande aberração do regulamento foi que o Grêmio que havia sido 9º colocado na segunda divisão em 1992 entrou como integrante do Clube dos 13 e assim não poderia ser rebaixado, enquanto o Paraná Clube poderia ser rebaixado mesmo tendo sido campeão da segunda divisão em 1992.

O Criciúma ficou no grupo D e na última rodada depois de uma grande combinação de resultados conseguiu acesso para a primeira divisão em 1994 derrotando o Atlético Paranaense por 1x0 em Curitiba com gol do Emerson Almeida.

O campeão em 1993 foi o Palmeiras que na decisão derrotou o Vitória da Bahia.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito