Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Vários nome para um só torneio

Os melhores
Por João Nassif 23/02/2019 - 14:59

Até 1971 a Taça das Cidades com Feiras precursora da atual Liga Europa era uma competição destinada a equipes europeias de cidades com feira de comércio que teve início em 1955.

Oficialmente o torneio não era organizado pela UEFA, mas em 1971 a entidade assumiu a organização e mudou o formato e o nome da competição para Taça UEFA.

A Taça Cidades com Feiras teve 13 edições e seu maior vencedor foi o Barcelona com três títulos. O também espanhol Valencia e o inglês Leeds United foram campeões em duas edições. Com uma conquista tem os ingleses Arsenal e Newcastle a Roma da Itália, o Zaragoza da Espanha, o Ferencváros da Hungria e o Dínamo Zagreb da Croácia.
Portanto, a Espanha com seis títulos e a Inglaterra com dois são os países cujos clubes mais venceram a competição.

A sucessora da Taça Cidades com Feiras foi a Taça da UEFA disputada pela primeira vez na temporada 1971/1972. Durou até 2009, substituída pela UEFA Europa Liga. Entre a Taça da UEFA e Liga Europa foram disputadas 48 edições e o Sevilla da Espanha é o maior vencedor com cinco títulos.

Com três conquistas vêm os italianos Juventus e Internazionale, o Liverpool da Inglaterra e o Atlético de Madrid.

Henrik Larsson com a camisa do Celtic

O sueco Henrik Larsson com 40 gols é o maior artilheiro da história desta competição. Atuou em 56 jogos defendendo o Feyenoord da Holanda, o Celtic da Escócia, o Barcelona, o Manchester United e o Helsingborg da Suécia.

O segundo maior artilheiro da Liga Europa é o colombiano Radamel Falcao Garcia com 29 gols em 28 jogos com as camisas do Porto e do Atlético de Madrid. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito