Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Vale com as mãos

Almanaque da Bola #443
Por João Nassif 09/10/2019 - 13:49

O handebol, como diz o próprio nome derivado do inglês é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. Foi inventado em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz.

No início as partidas eram disputadas somente por mulheres em gramados ao ar livre e os espaços eram pequenos. Quando o handebol foi criado cada equipe era composta por 11 jogadores. 

Como foi criado por um alemão o esporte começou a ser jogado em Berlim na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Não demorou muito tempo para que o handebol se estendesse por toda Europa e para outros países do mundo.

Com sua inclusão nos esportes olímpicos o handebol passou também a ser praticado por ambos os sexos. No final dos anos 1930 o handebol passou a ser um esporte oficial nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.

As regras foram mudando e com a diminuição para sete jogadores por equipe e a prática em quadras cobertas o handebol passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos a partir de 1972 disputado em Munique na Alemanha.

Com a inclusão nas Olimpíadas o handebol foi se espalhando pelo mundo e atualmente existem diversas competições que ocorrem em nível nacional e internacional. As grandes competições são os Campeonatos Mundiais Masculino e Feminino disputados a cada quatro anos.

A Federação Internacional de Handebol foi fundada em 1999 e tem sua sede na Basiléia, Suíça. Esse órgão é responsável pelo esporte que é praticado em mais de 180 países do mundo.     
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito