Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Torneio do Sesquicentenário

Almanaque da Bola #479
Por João Nassif 14/11/2019 - 13:13

Em 1971 João Havelange, presidente da então CBD, idealizou um torneio para comemorar o Sesquicentenário da Independência do Brasil que foi chamado de Taça Independência ou Minicopa. O cartola quis mostrar força e organização alimentando o sonho de se tornar presidente da FIFA o que aconteceu três anos depois.

A Minicopa teve em sua primeira fase a participação de 15 seleções distribuídas em três grupos de cinco em cada um. 

Jairzinho comemorando o gol do título

O grupo A com sedes em Aracaju, Maceió e Salvador foi disputado pela Argentina, França, Colômbia, um combinado africano e um combinado da CONCACAF.

No Grupo B com jogos em Natal e Recife teve como participantes as seleções de Portugal, Chile, Irlanda, Equador e Irã.

Jogaram pelo Grupo C com sedes Curitiba, Campo Grande e Manaus, Iugoslávia, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela.

Os primeiros colocados de cada Grupo, Argentina, Portugal e Iugoslávia passaram para a fase seguinte e se juntaram ao Brasil, Escócia, Tchecoslováquia, União Soviética e Uruguai. Estas oito seleções foram divididas em duas chaves com quatro seleções em cada uma. Os dois primeiros colocados decidiram o título da Minicopa.

O Brasil chegou em primeiro no seu grupo com a Iugoslávia em segundo, a Escócia em terceiro e em último a Tchecoslováquia.

Na outra chave o primeiro colocado foi Portugal, a Argentina ficou em segundo, a União Soviética em terceiro e a lanterna ficou com o Uruguai.

Na decisão do terceiro lugar a Iugoslávia venceu a Argentina por 4x2 no Maracanã. Também no Maracanã no dia 09 de julho de 1972, perante 100 mil torcedores a seleção brasileira derrotou Portugal por 1x0. Jairzinho marcou o gol do título aos 44 minutos do segundo tempo.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito