Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Torneio de seleções das Américas

Almanaque da Bola #075
Por João Nassif 05/10/2018 - 17:55

A Copa América que terá o Brasil como sede em 2019 será a 46ª edição do torneio.

No início a competição que envolve as seleções da América do Sul foi denominada de Campeonato Sul-Americano de Futebol. Este campeonato teve início em 1916 e em 1975 passou a ter a denominação atual. O primeiro torneio teve como sede na Argentina e o campeão foi o Uruguai.

O torneio determina o campeão da América do Sul e vale vaga para a Copa das Confederações disputadas a cada quatro anos no país sede da Copa do Mundo no ano seguinte.

A partir de 1993 o torneio passou a contar com 12 seleções, todas as 10 da CONMEBOL e duas convidadas de outras Confederações. Neste mesmo ano o México passou a fazer parte da disputa com mais uma seleção da CONCACAF exceto em 1999 quando o convidado foi o Japão.

Nos primórdios do Campeonato Sul-Americano não havia uma frequência para sua disputa, somente nos últimos anos é que a Copa América é disputada a cada quatro anos.

A exceção foi em 2016 quando foi disputada a Copa América do Centenário com sede nos Estados Unidos. A competição foi ampliada e além das 10 seleções da CONMEBOL, foram convidadas mais seis, todas da CONCACAF.

O Chile foi o campeão da Copa América do Centenário ao vencer a Argentina nos pênaltis por 4x2 depois de empate em 0x0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Chile aliás, que um ano antes quando foi sede também derrotou a Argentina na decisão por pênaltis por 4x1. A Copa América de 2015 foi disputada seguindo a frequência do torneio.

O Brasil tem oito títulos da competição, sendo o último conquistado em 2007 quando a sede foi na Venezuela. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito