Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Times brasileiros na América do Sul

Nenhum dos cinco que já jogaram na Libertadores conseguiu vencer
Por João Nassif 04/04/2024 - 07:49 Atualizado em 04/04/2024 - 08:46

Entre todos os países da América do Sul, o futebol brasileiro é quem tem o maior número de representantes nos torneios entre clubes do futebol sul-americano.

Entre Libertadores e Copa Sul-Americana são ao todo 14 clubes, sete em cada uma das competições. 11 times já jogaram nesta primeira rodada das fases de grupos, faltando apenas o São Paulo e o Atlético Mineiro na Libertadores e o Cruzeiro na Sul-Americana.

Temos falado e ouvido que o futebol brasileiro tem a hegemonia no continente pelas conquistas recentes, principalmente da Libertadores. É verdade, mas nota-se que aos poucos os clubes dos outros países, mesmo com menor poder de arrecadação e por extensão de investimento vão evoluindo técnica, taticamente e principalmente no aspecto físico e aos poucos ameaçando esta hegemonia.

Não é nada definitivo, mas os jogos já disputados nesta primeira rodada mostraram a dificuldade dos times brasileiros em superar seus adversários.

Nenhum brasileiro dos cinco times que já atuaram na Libertadores conseguiu vencer, foram três empates e duas derrotas. Os últimos campeões da competição, Fluminense, Flamengo e Palmeiras empataram seus jogos jogando fora do Brasil, enquanto Grêmio e Botafogo foram derrotados, o primeiro na altitude de La Paz e o segundo dentro de sua própria casa.

Na Sul-Americana, tipo série B da CONMEBOL os resultados foram mais favoráveis, com três vitórias e três empates. Fora de casa os brasileiros fizeram a festa no Paraguai com o Fortaleza derrotando o Trinidense e o Athletico Paranaense o Sportivo Ameliano. Alguém já havia ouvido falar nestes dois times paraguaios? A outra vitória foi do Red Bull Bragantino em cima do chileno Coquimbo.

Internacional, Corinthians fora de casa e o Cuiabá em casa contra o argentino Belgrano, o Racing uruguaio e o Lanús argentino empataram na primeira rodada.

Apesar de um início sem grandes resultados com poucas exceções, como a fase de grupos é composta de cinco rodadas é possível muitos destes 14 times passarem para a fase de mata-mata nas duas competições.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito