Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Taça Brasil-2019

Grêmio primeiro campeão
Por João Nassif 16/12/2018 - 17:40

A primeira edição da Copa do Brasil foi realizada em 1989. A CBF instituiu o torneio buscando a integração dos clubes de todo país, privilegiando os campeões estaduais. Em Federações com maior representatividade os vice-campeões também foram convidados a participar.

A competição foi disputada por 32 clubes divididos em 16 grupos de dois times cada, enfrentando-se em jogos de ida e volta. Os mandos das partidas de volta na primeira fase foram dos campeões das Federações que obtiveram maior renda bruta ao longo dos respectivos campeonatos em 1988.

A Copa do Brasil de 1989 foi disputada em cinco fases, depois da primeira vieram as oitavas de final, as quartas, semifinais e final. Como critério de desempate caso houvesse nos confrontos empate em pontos e no saldo de gols passava a valer o gol marcado fora de casa, o chamado gol qualificado.

Santa Catarina foi representada por Avaí e Blumenau, campeão e vice do estadual de 1988. Na primeira fase o Avaí foi logo eliminado pelo Vitória da Bahia. Os baianos venceram o jogo de ida por 2x0 jogando em Salvador. De nada adiantou o Avaí ter vencido o segundo jogo na Ressacada por 1x0.

Já o Blumenau conseguiu passar de fase com um empate em 1x1 jogando no Estádio do SESI e vitória por 1x0 contra o Operário de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Nas oitavas de final o Blumenau foi derrotado duas vezes por 3x1 pelo Flamengo com o segundo jogo sendo realizado no Maracanã.

Primeiro campeão da Copa do Brasil

O Grêmio foi o campeão da I Copa do Brasil derrotando na final o Sport Recife. No primeiro jogo 0x0 na Ilha do Retiro e na volta os gaúchos venceram no Estádio Olímpico por 2x1.   
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito