Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Seleção brasileira e a vaga para a Copa de 1978

Almanaque da Bola #715
João Nassif
Por João Nassif 07/07/2020 - 09:52

Foi em 20 de fevereiro de 1977, um sábado de carnaval que a seleção brasileira fez seu primeiro jogo nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1978 que foi disputada na Argentina. O jogo terminou empatado em 0x0 contra a Colômbia no Estádio El Campín em Bogotá perante 50 mil espectadores.

Brasil em 1977

A campanha mal havia começado, mas os dirigentes não quiseram esperar e quando a delegação voltou ao Brasil o técnico Osvaldo Brandao que assumira o comando da seleção em 1975 foi demitido.

Para seu lugar foi escolhido Cláudio Coutinho que fizera parte da comissão técnica da seleção brasileira como preparador físico na campanha do tri em 1970 no México e como coordenador técnico em 1974 na Alemanha e já era técnico do Flamengo.

Coutinho assumiu imediatamente e sua estreia foi justamente contra a Colômbia no jogo de volta e a seleção goleou impiedosamente pelo placar de 6x0 no Maracanã perante mais de 162 mil torcedores. 

Roberto Dinamite e Marinho Chagas marcaram dois gols cada, com Zico e Rivelino completando a goleada.

A classificação do Brasil veio em cima do Paraguai com vitória no Defensores Del Chaco em Assunção por 1x0 e empate em 1x1 no Maracanã.
 

4oito

Deixe seu comentário