Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Sarre, o país que nunca existiu

Almanaque da Bola #420
Por João Nassif 16/09/2019 - 10:12

A Seleção do Sarre de Futebol foi uma equipe que representou o Protetorado do Sarre durante a ocupação francesa na Alemanha entre os anos de 1950 até 1956. 

Como a França se opôs à inclusão do protetorado na Seleção da Alemanha Ocidental, o estado alemão de Sarre foi representado separadamente.

Brasão do Protetorado do Sarre

Como a população local não quis aderir à França, as organizações locais tiveram que ser fundadas, como o Comitê Olímpico do Sarre, que enviou atletas do Sarre para os Jogos Olímpicos de Verão de 1952. 

Além disso, como não era uma nação independente, diferente da Alemanha, a equipe de futebol não foi designada como seleção "nacional", mas sim apenas por "seleção".

A única vez que Sarre disputou as eliminatórias para a Copa do Mundo foi para a Copa de 1954. A seleção entrou no grupo 1, ao lado da Alemanha Ocidental e da Noruega. 

Na estreia no verão de junho de 1953 Sarre derrotou a Noruega fora de casa, em Oslo por 3x2 na única vitória conseguida nas eliminatórias. E foi de virada depois de estar perdendo por 2x0. 

No segundo jogo, o Sarre foi derrotado pela Alemanha Ocidental em Stuttgart pelo placar de 3 a 0 e conseguiu apenas um empate de 0 a 0 contra a Noruega em Saarbrücken.

O último jogo ocorreu somente quatro meses depois, após o rigoroso inverno europeu, em março de 1954.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito