Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Rugby, uma dissidência do futebol

Almanaque da Bola #725
Por João Nassif 17/07/2020 - 09:43

O rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico. Teve origem na Inglaterra e foi inventado como uma variação do futebol, tanto que no início era chamado de “Rugby Football”. 

Uma lenda bem difundida fala que o rugby surgiu de uma jogada irregular do futebol na qual um jogador do Colégio de Rugby teria pego a bola de jogo com as mãos e corrido com ela até a linha de fundo adversaria em 1823.

A fundação da Federação Inglesa de Futebol deu-se em outubro de 1863 com a presença de 21 clubes que praticavam o futebol e o rugby. 

Devido a um desentendimento na aplicação das regras os clubes de rugby se retiraram da Federação e fundaram em janeiro de 1871 a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo. As primeiras regras do rugby foram oficializadas em junho de 1871. 

Com o correr dos anos foram ocorrendo variações e hoje a mais praticada é o Rugby de Quinze. 

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado em março de 1871 na Escócia com vitória dos donos da casa sobre a Inglaterra. Os escoceses marcaram um gol e um try e os ingleses apenas um try.

Try no rugby é quando um jogador encosta a bola no chão da área de gol do adversário. Se a bola cair ou não for encostada não vale pontos.

Em 1883 foi realizado o primeiro campeonato internacional de rugby com a presença da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. A Inglaterra foi campeã. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito