Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Repescagem, segunda e última chance

Almanaque da Bola #543
Por João Nassif 17/01/2020 - 09:36

A repescagem é o momento final das eliminatórias para Copas do Mundo e costuma ser a última vez em que a bola rola antes do sorteio dos grupos que disputarão o Mundial.

Serve também como uma prévia do torneio quando coloca frente a frente seleções dos mais distintos continentes em jogos que valem ponto, aliás vale classificação par a Copa do Mundo. Normalmente estas seleções se enfrentam em jogos amistosos que não valem pontos programados nas datas FIFA.

A primeira repescagem intercontinental da história dos Mundiais aconteceu por acaso, pois não estava prevista no regulamento. O motivo foi a confusa história do grupo que reuniu África, Ásia e Oceania, um tipo resto do mundo à exceção das Américas e Europa. O grupo com representantes dos três continentes classificaria uma seleção para o Mundial da Suécia.

País de Gales x Israel em 1958

Começou a confusão com a FIFA rejeitando as inscrições da Etiópia e da Coréia do Sul. As eliminatórias deveriam ter iniciado com o jogo entre Indonésia e República da China, atual Taiwan, que desistiu.

Em seguida mais três desistências, da Austrália que estava no grupo da Indonésia, de Chipre que enfrentaria o Egito e da Turquia que seria a adversária de Israel. Houve jogo somente numa chave em que o Sudão eliminou a Síria. Sobraram, portanto Indonésia, Egito, Israel e Sudão.

Pela FIFA não ter aceito o pedido da Indonésia de enfrentar Israel em campo neutro, os indonésios se retiraram da disputa. Egito e Sudão por questões politicas também resolveram sair das eliminatórias, portanto sobrou apenas Israel.

A FIFA havia decidido que nenhum país poderia disputar o Mundial sem ter realizado ao menos um jogo eliminatório, exceção ao campeão da edição anterior e o anfitrião. A entidade resolveu fazer um sorteio entre as seleções que terminaram em segundo lugar em seus grupos nas eliminatórias da Europa e o contemplado foi País de Gales.

Assim aconteceu a improvisada primeira repescagem que classificou uma seleção para a Copa do Mundo e na combinação de duas partidas País de Gales venceu Israel e foi à Suécia onde enfrentou e perdeu para o Brasil nas quartas de final.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito