Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Quatro brasileiros campeões

Almanaque da Bola #272
Por João Nassif 21/04/2019 - 10:13

A Copa Sul-Americana é o segundo torneio de clubes mais importante da América do Sul. Organizada pela CONMEBOL, Confederação Sul-Americana de Futebol o torneio reúne clubes dos 10 países do continente.

É disputada desde 2002, portanto agora em 2019 está em sua 18ª edição. O último campeão foi o Athletico Paranaense que na decisão derrotou nos pênaltis por 4x3 o Junior Barranquilla da Colômbia.

Como a Sul-Americana é disputada em dois jogos os finalistas empataram em 1x1 primeiro em Barranquilla e depois em Curitiba na Arena da Baixada. 
O primeiro campeão da Copa Sul-Americana foi o San Lorenzo da Argentina que bateu na decisão o Atlético Nacional da Colômbia.

No primeiro jogo em Medellin os argentinos aplicaram uma goleada de 4x0 no Estádio Atanasio Girardot. Na segunda partida houve empate em 0x0 na partida em Buenos Aires.

Na primeira edição a Copa foi disputada por 21 clubes e à medida que os anos foram passando o torneio foi sendo inchado e agora em 2019 já são 54 os clubes participantes.  

Apenas quatro equipes brasileiras conseguiram vencer a Copa Sul-Americana. O Internacional em 2008, o São Paulo em 2012, a Chapecoense em 2016 e o Athletico Paranaense em 2018.

A Chapecoense ganhou o título em razão da desistência do Atlético Nacional da Colômbia pela tragédia que dizimou a delegação do Verdão do Oeste quando se dirigia para Medellin para a partida final.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito