Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Primeiros campos de futebol no país

Futebol - jogo para a elite
Por João Nassif 13/11/2018 - 18:56

Está registrado na história que o primeiro jogo da seleção brasileira aconteceu no dia 21 de julho de 1914 contra o Exeter City da Inglaterra vencido pelos brasileiros por 2x0.

Antes há o registro de vários jogos envolvendo seleções regionais contra times estrangeiros que vinham de passagem pelo Brasil.

O primeiro destes jogos foi realizado no dia 30 de outubro de 1903 no Campo dos Mártires em Salvador na Bahia. Foi o primeiro jogo internacional disputado em Salvador entre um time formado por marinheiros que estavam na cidade e um combinado anglo-brasileiro. A partida terminou empatada em 0x0. 

Campo dos Mártires - (Salvador-BA)

Em 21 de outubro de 1901, Zuza Ferreira, cidadão baiano improvisou um campo de futebol no Campo da Pólvora que era chamado de Campo dos Mártires, demarcando o espaço do gol com duas pedras gigantes com 10 metros entre uma e outra.

O Campo da Pólvora, nome definitivo a partir de abril de 1905 não tinha arquibancadas e se tornou oficial com a realização dos jogos da Federação Baiana de Esportes Terrestres. 

O público se posicionava pelos quatro cantos do campo que era cercado por cadeiras onde as senhoras se sentavam. Além disso todos tinham que se vestir a rigor, pois o futebol naquela época era feito para a elite.

Atualmente o Campo da Pólvora não existe mais. Em seu lugar foi construída uma estação de metrô da capital baiana. A Estação Campo da Pólvora sob o Largo do Campo da Pólvora.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito